O Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), que tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico e irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está sob investigação da Polícia Federal (PF) por suspeita de envolvimento em fraudes relacionadas a descontos indevidos em benefícios do INSS.
Segundo informações divulgadas pelo UOL, a entidade apresentou um aumento expressivo em sua arrecadação nos últimos anos, passando de R$ 17,8 milhões em 2016 para R$ 90,5 milhões em 2023. Além disso, houve um crescimento de 78% nos valores de descontos em folha de pagamento de 2020 para 2021.
A PF considera esse crescimento atípico e investiga a possibilidade de que aposentados tenham sido associados ao sindicato sem o devido consentimento, uma vez que houve um aumento significativo nos pedidos de exclusão da associação ao INSS, chegando a 20 mil em janeiro de 2024.
A Controladoria-Geral da União (CGU) também realizou uma auditoria, entrevistando 1.300 beneficiários do INSS, dos quais 76,9% afirmaram não ter autorizado os descontos em favor do Sindnapi. Em resposta, o sindicato negou irregularidades, afirmando que Frei Chico ocupa a posição de vice-presidente por mérito próprio e por sua trajetória no movimento sindical brasileiro, e que a entidade apoia as investigações em curso.
A Justiça Federal determinou o fim do acordo de cooperação entre o Sindnapi e o INSS, atendendo a um pedido da PF para cancelar a parceria da entidade com o instituto.
Este caso faz parte de uma investigação mais ampla que envolve outras associações suspeitas de realizar descontos indevidos em benefícios de aposentados, afetando milhões de beneficiários em todo o país.
O PT partido das trevas fazendo pelo Brasil, o que eles mais sabem fazer. ROUBAR.
ResponderExcluir