A operação Ponto de Venda, da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), flagrou uma empresa no centro de Salvador utilizando duas máquinas de cartão de crédito e débito em nome de pessoa física e funcionando sem CNPJ cadastrado no fisco estadual, irregularidades classificadas como sonegação fiscal.
A Sefaz-Ba fez a apreensão dos equipamentos e lavrou auto de infração pela utilização irregular. A fiscalização realizada na semana passada é parte de uma ação mais abrangente em curso: a Ponto de Venda busca aferir a regularidade do uso, pelo comércio baiano, das máquinas de cartões de crédito e débito, conhecidas pela sigla POS (do inglês point of sale).
Desde que foi lançada, em outubro de 2024, a Ponto de Venda visitou um total de 5.416 empresas, tendo apreendido 178 máquinas de cartão de débito e crédito que não correspondiam com o CNPJ do estabelecimento. A multa por equipamento irregular é de R$ 13,8 mil. Além disso, foram detectados 383 estabelecimentos comerciais que não estavam funcionando no endereço indicado no cadastro da Sefaz-BA.
Combate à sonegação
De acordo com o coordenador da Inspetoria de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito da Região Metropolitana de Salvador, Osvaldo Ribeiro, o objetivo da Secretaria da Fazenda é o combate à sonegação e à concorrência desleal. “Um estabelecimento que compra e vende sem emissão de nota fiscal obtém grande vantagem sobre aqueles contribuintes que pagam os seus impostos regularmente e cumprem as suas obrigações com o fisco”, explica.
O diretor de Planejamento da Fiscalização da Sefaz-Ba, César Furquim, ressalta que, no caso das máquinas de cartões de crédito e débito irregulares, o fisco baiano pode também enviar notícias-crimes sobre este tipo de irregularidade ao Ministério Público Estadual (MPBA), tendo em vista que o uso de POS com CNPJ de outra empresa ou um CPF de pessoa física configura crime contra a ordem tributária, conforme a legislação. “Além de não ocorrer a emissão do documento fiscal no ato de venda de mercadorias, o uso de um POS irregular indica omissão do faturamento real”.
KKKKKKKKKKKKKK Eita que os petralhas nunca se contentam com nada! Quanto mais subtraem mais multiplicam a gana pelo resultado do trabalho de poucos. Cruz credo! Pelo menos respeitem a SEMANA SANTA!
ResponderExcluirLadrão e bandido é quem comete crime! Seja ele político do PT, do PL ou um "empresário" sonegador e pocador de nome!
ExcluirNum tinha aquela história do lado de vcs, que bandido bom é bandido morto?
Quem é o bandido que tem que morrer? E quando?
Pq roubar em prefeitura, em "comércio", em "empresa", pode?
Vá tomar em seu cu, vc e todo bandido descarado!
Pois então, né amiguinho petralhão, com fisgada na "consciência de gatuno da ralé? Mas aquele Ladrão Mor, o nove garras do inferno, aquele mesmo que esmagou o dedinho mínimo da garra esquerda para se aposentar sem jamais ter trabalhado honestamente na imunda vida, este mesmo que voltou à cena dos crimes para concluir a maior roubalheira da história da humanidade. Para você este é o LADRÃO DO BEM? O que mente, rouba, mata e acusa as suas vítimas de assédio moral? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ExcluirCuidado! Estamos na Semana Santa e até mesmo o demônio do rabo grosso e galhadas podres teme e respeita o Poder de Deus...
ExcluirAnônimo14 de abril de 2025 às 15:51
VC É CORNO!
JÁ DISSE E REPITO!! COM A MESMA CERTEZA QUE NÃO DEFENDO LULA E SEI QUE ELE É LADR]AO, MAS VC DEFENDE BOLSONARO E É DOIDO PRA SUAMULHER DAR O CU A ELE... SÓ QUE ELE É VIADO!
E VC É CORNO
Todo mundo faz isso em Itabuna.
ResponderExcluirObservem A ALLGAMES, utilizando maquininhas dos MEIS (funcionários), produto sem nota Fiscal kkkk
Isso aqui é um mangue de lavagem de dinheiro...
Capaz até do verdinho não permitir o comentário pq toma patrocinio deles kkk
Vem pra ilhéus e itabuna que vocês vão ver coisa, comecem pelas lojas de materiais de construção kkkkk. Toda semana pocam uma em ilhéus e itabuna kkkkk
ResponderExcluir