domingo, 12 de janeiro de 2025

Itabuna: após protestos, prefeitura anuncia pagamento da última parcela do auxílio emergencial para vítimas das enchentes de 2021

Após tres dias seguidos de protestos, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), anunciou o pagamento, nesta sexta-feira (10), da última parcela do auxílio emergencial no valor de R$ 580 para cerca de 580 famílias cadastradas, vitimadas pelas enchentes de 2021. A informação é do secretário José Carlos Trindade que justificou o pequeno atraso de cinco dias como decorrente de mudanças de pessoal com a transição da gestão. Segundo ele, esta é a última parcela do auxílio.

Desde as chuvas e enchentes que a Prefeitura de Itabuna concede o auxílio emergencial para algumas famílias cadastradas da Rua da Bananeira, Nova Itabuna e Rua de Palha, na zona oeste da cidade. Segundo o titular da SEMPS, “é bom que se ressalte que os pagamentos durante todo o ano passado foram regulares. Ao todo são 12 parcelas como autorizado pela Lei aprovada pela Câmara de Vereadores”, acrescentou.

Ele disse que o atraso se deveu à exoneração de todos os ocupantes de cargos de confiança no dia 31 de dezembro em cumprimento à legislação, as festividades de Ano Novo e posse dos eleitos no dia 1º de janeiro e a necessidade de nomeação dos novos ocupantes de cargos na burocracia, a Prefeitura não pode quitar em tempo hábila última parcela do aluguel emergencial.

Já a secretária municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes, informou que o município aguarda a análise dos projetos de engenharia e de construção das 696 unidades habitacionais pela área técnica do Ministério do Interior e Desenvolvimento Regional (MIDR), em andamento, para abrir novo processo licitatório, uma vez que cumpriu todas as exigências.

As famílias cadastradas para os Programas Viver Melhor I e II serão realocadas em conjuntos residenciais em terrenos vizinhos ao conjunto Itapoan, no Jorge Amado, e Sinval Palmeira. O mesmo projeto prevê a construção de dois parques lineares entre a Rua da Bananeira e o Bairro Maria Matos, com extensão de seis quilômetros, dotados de parques e áreas de lazer, assim que as famílias forem atendidas com as novas habitações.

14 comentários:

  1. Esta achando estranho a demora em não publicar nada sobre os protestos!!!

    ResponderExcluir
  2. Já que os protestos podem ser feitos na Br 101… que é uma rodovia federal, cujas pessoas que transitam na BR , nada tem a ver com a situação, então vcs podem fazer o próximo protesto na entrada do cidadele, o prefeito mora lá, ou então em frente a prefeitura. Oh cidade que não vai pra frente é essa Itabuna. A cidade não tem comando, não tem vereadores, não tem ministério público. Aqui está entregue a ratos que roubam todo o dinheiro desta cidade.esse Augusto está deixando a cidade as esmolas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, o importante é que teremos o "maior São Pedro do universo". Política do pão e circo em seu estado puro, porém sem o pão.

      Excluir
  3. A enchente foi em 2021 e em 2025 o municipio aguarda análise de projetos de engenharia kkkkkkkkkkkkkkk podem ficar tranquilos quem em 2050 todo mundo vai ter sua casa construída

    ResponderExcluir
  4. Prefeito mentiroso e ardiloso. Infelizmente, Itabuna mais atrasado ...

    ResponderExcluir
  5. Parcelas essas q tem MUITA gente recebendo, sem ter perdido sua moradia.

    ResponderExcluir
  6. A PERGUNTA: POR QUE NÃO AVISOU A QUEM RECEBE? A IMPRENSA ESTÁ AÍ

    ResponderExcluir
  7. Dá casas a quem já ganhou e vendeu?
    Peguevo cpf desses que estão cadastrados e vão ver que 80% já receberam e venderam, agora tante gente precisando e não consegue ser contemplado , faça um novo cadastro e vão ver que alguns já faleceram e continuam a receber.

    ResponderExcluir
  8. Dá casas a quem já ganhou e vendeu?
    Peguevo cpf desses que estão cadastrados e vão ver que 80% já receberam e venderam, agora tante gente precisando e não consegue ser contemplado , faça um novo cadastro e vão ver que alguns já faleceram e continuam a receber. Mas ficam passando a mão na cabeça desses baderneiros que querem ganhar de novo e vender.

    ResponderExcluir
  9. Por favor, tragam as urnas novamente! Dessa vez, quero fazer o certo e votar em Augustinho "Pinta-Praças".

    ResponderExcluir
  10. O QIE É QUE ESSES VIADINHO DO CETRAN QUER EM RODOVIA FEDERAL?
    MEU SONHO É VER UM BICHO DESSE SE FUDER

    ResponderExcluir
  11. Fiquem tranquilos vai ter maior são Pedro do universo, e vocês estarão lá de novo. Acorda povo de Itabuna!!!

    ResponderExcluir
  12. Itabuna está uma cidade decadente. Vc jovem procure outra cidade , aqui não tem futuro, cidade suja, feia, cercada de favelas, imundície, trânsito igual ao da Índia. A cidade mais suja do sul da Bahia. O prefeito é um gatuno que está falindo a cidade prós próximos 40 anos. Aqui não virá indústrias, aqui falta água. Hj é uma das piores cidades pra morar.

    ResponderExcluir