segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Extintor de incêndio pode voltar a ser obrigatório em veículos; projeto avança no Senado

O extintor de incêndio, item que deixou de ser obrigatório em veículos de passeio no Brasil desde 2015, pode voltar a ser exigido em breve. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 159/2017, de autoria do deputado federal Moses Rodrigues (MDB/CE), tramita em fase decisiva no Senado e, se aprovado, retomará a obrigatoriedade do equipamento em todos os veículos.

Caso o projeto seja sancionado, caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentar a situação de veículos fabricados entre 2015 e 2025, período em que o item não era exigido. O desafio será definir como adaptar modelos que não possuem suporte ou espaço para a instalação do extintor. As informações são do UOL.


Polêmica e divergências

A retirada da obrigatoriedade, há quase uma década, ocorreu após estudos técnicos que avaliaram o custo-benefício do equipamento, sua eficiência em incêndios veiculares e a segurança dos ocupantes. O Contran, na época, considerou também que muitos veículos importados já circulavam no país sem o extintor, já que o item não era obrigatório em seus países de origem.

O debate em torno do tema permanece polêmico. De um lado, defensores da medida argumentam que o extintor pode ser crucial em situações de incêndio, principalmente para preservar vidas e evitar danos maiores ao veículo. Por outro, há quem questione sua real eficácia, além do custo adicional imposto aos proprietários de veículos.


Próximos passos

O PLC 159/2017 aguarda votação no Senado e, se aprovado, seguirá para sanção presidencial. Com a possível regulamentação, o Contran terá que estabelecer prazos e regras para a adequação dos veículos que não possuem o extintor, bem como especificar o modelo e a manutenção obrigatória do equipamento.

O tema reacende a discussão sobre segurança no trânsito e a necessidade de equipamentos de emergência. Motoristas e especialistas aguardam o desfecho da votação que pode impactar diretamente o dia a dia de milhões de condutores no Brasil.

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Com certeza : LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL 2026 vem aí.....LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

      Excluir
  2. Qualquer cidadão com uma capacidade mínima de raciocínio sabe perfeitamente que um extintor nada beneficiará as vítimas de acidentes veiculares. As questões a serem discutidas são: A QUEM O TAL PROJETO DE LEI BENEFICIARÁ? QUAL O VOLUME DO PROPINODUTO QUE SERÁ REPASSADO PELOS FABRICANTES DO EQUIPAMENTO E DO PRODUTO QUÍMICO?
    Coisa típica de uma república de bandidos. Um bosta qualquer imagina uma maneira de angariar uma baita prpina de alguns bilhões de reais, fabrica uma lei, negocia a aprovação e o povão otário, ignorante e lerdo toma no furiquinho e ainda bate palmas. Isto não é e jamais será um país sério, sempre será o que é: UMA DITADURA DE BANDIDOS!

    ResponderExcluir
  3. Terei que concordar com o comentário do amigo aí das 19:12.

    ResponderExcluir
  4. Esse PT tem artistas pra não falar o nome certo ,estão inventando o que pode e não pode pra gerar impostos ,meu deus ninguém para Alexandre de Morais e Luis Inácio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só pode ser um tapado, onde vc leu "PT"? MDB... MDB...MDB kkkkkk

      Excluir
  5. Verdade: Um país de ladrão de joias e fora da cadeia. Com certeza Ele está por trás disso....

    ResponderExcluir
  6. Eu vi um pequeno incêndio veicular ser apagado com um desses extintores.

    ResponderExcluir