quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Bahia tem mais beneficiários do Bolsa Família do que trabalhadores com carteira assinada

A Bahia ainda registra mais beneficiários do Bolsa Família do que trabalhadores formais com carteira assinada. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o estado possui 2,14 milhões de pessoas empregadas formalmente, enquanto o número de beneficiários do programa social atinge 2,48 milhões, segundo a Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad). A discrepância revela a fragilidade socioeconômica enfrentada por boa parte da população baiana, de acordo com especialistas. O levantamento foi feito pelo Correio 24h.

Para o economista Edval Landulfo, vice-presidente do Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA), a situação gera um impacto significativo na economia local. “O poder de compra dessa população fica enfraquecido, e as pessoas, muitas vezes, passam necessidade, têm uma alimentação mais precária e enfrentam dificuldades para acessar serviços básicos, como transporte. Isso não favorece o desenvolvimento econômico do estado”, explica Landulfo.

A Bahia ocupa a terceira posição nacional no ranking de estados com maior diferença entre beneficiários do Bolsa Família e trabalhadores formais. Em agosto de 2024, a diferença no estado era de 340 mil pessoas. Apenas o Maranhão, com 564.869 beneficiários a mais, e o Pará, com 363.648, apresentam números superiores.

Atualmente, o valor mínimo do Bolsa Família é de R$ 600 por família, enquanto o salário-mínimo de um trabalhador formal é de R$ 1.412. Apesar do aumento do valor do benefício e das políticas públicas voltadas à redução da pobreza, os números refletem a dependência de muitos baianos em relação ao programa social.

A alta concentração de beneficiários em comparação ao número de trabalhadores com carteira assinada reforça a necessidade de investimentos mais robustos em políticas de geração de emprego e renda no estado. “É urgente criar um ambiente favorável ao empreendedorismo e à atração de empresas, de modo a reduzir essa dependência”, conclui Landulfo. Leia matéria completa no Correio 24h

27 comentários:

  1. Ocorre que tem muita gente na informalidade, porque quando arruma emprego de carteira assinada o benefício é cancelado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain, pq isso 😩 ain pq aquilo 😩oras, vai tomar no cool

      Excluir
  2. ESSE COMENTARISTA JÁ FALA SOBRE ESSE TEMA A MAIS DE 15 ANOS, PT É FACÇÃO CRIMINOSA, LADRÕES, UMA RAÇA DESGRAÇADA QUE PENSA 24 HORAS A ROUBAR, DESTRUIR E MATAR, ENFIM, PT ESBULHA A BAHIA A 20 ANOS.

    BAHIA É NASCEDORIO DE DESEMPREGO, VIOLÊNCIA, FOME E MISÉRIA, QUEM VOTA NO PT DE DUAS UMA, OU VIVE CHEIRANDO COCAÍNA, FUMANDO MACONHA O DIA TODO E É LADRÃO, OU É ABESTALHADO, ANALFABETO E SOFRE DO MAL DE MASOQUISMO.

    TAL REALIDADE É FATO PACIFICO DE QUEM ESTUDA A MENTE, O COMPORTAMENTO, A CONDUTA HUMANA.

    OBSERVAÇÃO: FAÇA O AUTO SENTIMENTO CRÍTICO SOBRE VOCÊ MESMO QUE VOTA EM PT E ALIADOS.

    "HABILIDADE DE REFELTIR SOBRE A SE MESMO DE FORMA CRÍTICA E CONSTRUTIVA, RECONHECENDO ERROS E APRENDENDO COM ELES"

    FAÇA ISSO MINHA BAHIA, MEU BRASIL, EM PARTICULAR A MINHA ITABUNA-BA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem vota no PT é eleitor. Vc vota em outro partido e todos tem q te respeitar.

      Vc, filho de mutuns, deve ser uma daquelas pessoas arrogante, prepotente, q adora dar uma de intelectual, mas no fundo se beneficiou do governo de esquerda, comprou sua casinha e seu carrinho graças ao concurso público de soldado e q só teve o seu salário melhorado na era pt.

      Então coloque seu Rabinho entre as pernas e assuma q vc só melhorou de vida com o PT.

      Agora me vem uma merda dessa do FILHO DE MUTUNS, dar uma de rico.

      Excluir
    2. Até parece que na época de outros presidentes todos os cidadãos brasileiros eram abastados, não passavam fome, e não viviam na miséria. Essa doença política cega muitos, até mesmo os que se dizem ou querem se mostrar inteligentes. Não sou gado de político, e nem vivo às custas de nenhum, pelo contrário, sou autônoma, pago meus impostos e quero apenas que meus direitos sejam respeitados. O que falta no nosso Brasil são oportunidades dadas por uns e a vontade de trabalhar de outros, pois vejo empresas que exigem experiência daqueles que buscam se inserir no mercado de trabalho, e nunca dão oportunidade para que os interessados obtenham essa experiência. Por outro lado, existem aqueles que se contentam com pouco, preferem pedir nas ruas do que fazer alguma coisa para ganhar o seu, mesmo que seja na informalidade. E por falar informalidade , é o que eu disse acima, os empresários precisam dar a oportunidade do primeiro emprego, se não for assim ninguém terá experiência

      Excluir
    3. Calma calabreso, o pai Lula tá aí, chupa que é de uva Bolsominion kkk

      Excluir
  3. CLARO, SE ESSE BOLSA É UMA FORMA DE COMPRAR OS VOTOS DOS MENOS FAVORECIDOS!!!!!!! VIVA A IGNORÃNCIA E ANALFABETISMO.

    ResponderExcluir
  4. É por isso que o nosso estado é o que é. É um dos mais violentos da federal, índices altíssimos de analfabetos, de usuários de entorpecentes, aumentando a cada dia o número de moradores de rua, pessoas viciadas em álcool e muitas famílias sendo destruídas. Isso não é por acaso, mais tudo calculado intencionalmente porque assim fica fácil de manipular com barganhas, porque se a maioria tivesse um emprego não precisariam das minhas e assim não teria como eles enganarem com promessas fajutas.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Pode fazer o L, pq o pai dos pobres continua cuidando dos seus, seu direita se merda

      Excluir
  6. Depois desse bolsa família, quase ninguém quer mais trabalhar 😛

    ResponderExcluir
  7. Do jeito que está indo, vamos chegar a 80%, porque os outros são funcionários públicos.

    ResponderExcluir
  8. Não tenho nenhuma dúvida!!!
    Por isso é o estado que mais faz o L, Tá tudo explicado..

    ResponderExcluir
  9. Novidade é que não são beneficiários são políticos e restante trabalhadores para sustentar eles todos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, faz o L invejoso trabalhador, trabalhe pra sustentar noiz kkkk

      Excluir
  10. Faltou DO BRASIL seu porra....

    ResponderExcluir
  11. Andando pelo Estado, é evidente que a pobreza abrange grande parte da população, mas esse é o perfil de pessoas que mantém o PT na Bahia por mais de 20 anos por uns míseros trocados.

    ResponderExcluir
  12. Essa é a razão do PT ter maioria dos votos aqui. Eles não querem formar empreendedores, querem dependentes da migalha cedida por uma vida sem perspectivas.

    ResponderExcluir
  13. Qual a novidade??? Um estado governado a quase 20 anos pelo
    PT vc acha que seria diferente?

    ResponderExcluir
  14. Não é atoa q os baianos são festeiros rssss

    ResponderExcluir
  15. As pessoas que recebem bolsa família estão a caminho da escravidão.
    Só fazer o que o governo quiser pra não perder a bolsa.

    ResponderExcluir
  16. BOLSONARO ( O LADRÃO DE RELÓGIOS ) recebe dinheiro do PL de WALDEMAR COSTA NETO condenado pelo mensalão.

    ResponderExcluir
  17. Eu não tenho bolsa família.

    02 situações:

    01 ou é preguiçoso

    ou ta acomodado e vai viver e morrer assim.

    ResponderExcluir
  18. Esse dado é triste para mim como um baiano

    ResponderExcluir
  19. Só mudou a estratégia nome disso se chama compra de voto, psicoPaTas

    ResponderExcluir