O Senado Federal aprovou, na última quarta-feira (18), um projeto de lei que reconhece o diabetes mellitus tipo 1 como deficiência para todos os efeitos legais. O texto, que já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados, agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Atualmente, cerca de 600 mil brasileiros convivem com o diabetes tipo 1, de acordo com dados oficiais. A condição é uma doença crônica não transmissível, caracterizada pelo ataque do sistema imunológico às células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, resultando em níveis elevados de glicose no sangue.
Com a nova classificação, as pessoas com diabetes tipo 1 poderão ter acesso a benefícios e políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência, como isenções fiscais, prioridade em atendimentos e inclusão em programas específicos de assistência social.
A medida alinha o Brasil a países como Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Alemanha, que já reconhecem o diabetes tipo 1 como deficiência. A proposta busca garantir mais direitos e suporte para os pacientes, além de fomentar o debate sobre a importância do tratamento adequado e o acesso a medicamentos essenciais.
A expectativa é de que o projeto traga um impacto positivo na qualidade de vida das pessoas com a doença, promovendo mais inclusão e suporte social.
Bem, na realidade o que mudará essa lei para quem sofre as agruras do diabetes? Haverá alguma esmola para desmoralizar aqueles que se respeitam e ganham seu sustento com o trabalho honesto? O mais importante para todo cidadão brasileiro, trabalhador, cristão e honesto, é um atendimento decente e humanizado para todos, independentemente de raça, credo e preferência ideológica. Mas, ao contrário dos vagabundos, bandidos e parasitas que saqueiam o país, os trabalhadores não dispõem de nenhum direito, e aquele Ladrão filho de uma porca com cavalo do cão ainda debocha dos miseráveis elogiando os matadourosa hospitalares do sus, então porque quando ele sente uma pontada nos chifres corre para o Sírio Libanês?
ResponderExcluir