quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Preço da carne sobe em novembro e acumula alta de 15% no ano

Os preços da carne registraram nova alta em novembro, acumulando aumento de 8,02% no mês e 15,43% nos últimos 12 meses, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No ano, o avanço é de 14,80%, com destaque para cortes como patinho (+19,63%), acém (+18,33%) e carne de porco (+17,16%). O único item com queda foi o fígado, que ficou 3,62% mais barato no período.

Além da carne bovina, os preços das aves também subiram: o frango inteiro aumentou 6,83%, e o frango em pedaços, 9,26%. A alta nos alimentos foi o principal fator para o avanço geral do IPCA de novembro, que ficou em 0,39%.

Especialistas apontam três principais motivos para o encarecimento da carne: a virada do ciclo do boi, com diminuição na oferta de bovinos após anos de abates; condições climáticas desfavoráveis, que impactaram a produção; e o aumento das exportações, que reduz a disponibilidade no mercado interno.

Esses fatores continuam pressionando o orçamento das famílias, especialmente com a proximidade das festas de fim de ano, período em que a demanda por carnes tradicionalmente cresce.

Um comentário:

  1. OS BABA OVOS DO LADRÃO DE 19 DEDOS ESTÃO COMENDO PICANHA KKKKKK (ACÉFOLOS).

    ResponderExcluir