A Bahia amarga o título do estado com o pior índice de esclarecimento de homicídios dolosos do Brasil, aqueles cometidos com intenção de matar, segundo o estudo “Onde Mora a Impunidade?”, divulgado pelo Instituto Sou da Paz em novembro.
Apenas 15% das 4.719 ocorrências de 2022 foram esclarecidas pelas autoridades baianas. O instituto define como esclarecido o homicídio doloso em que pelo menos um autor foi denunciado pelo MP (Ministério Público) até o ano seguinte à ocorrência.
Segundo o levantamento, a maioria das denúncias (12%) foi enviada no mesmo ano do crime, enquanto os outros 3% foram encaminhados pelo MP-BA à Justiça em 2023. Isso significa que 85% das investigações sobre homicídios dolosos na Bahia não avançaram.
Beatriz Graeff, coordenadora do estudo, ressalta que o estado é também líder em números de homicídios dolosos no Brasil, o que pode sobrecarregar uma Polícia Civil sem investimento. “Esclarecer homicídio é um fator de redução de homicídio”, explica ao UOL.
Para Beatriz Graeff, é preciso repensar uma política de segurança pública voltada ao enfrentamento. “A maioria dos estados prioriza a ação ostensiva na segurança, a resposta rápida, a prisão em flagrante, que são características relacionadas à PM. Nossas políticas públicas tendem a priorizar essa postura porque é mais visível, traz mais retorno ao gestor”, avalia. *Ler mais no Uol.
Em Camacã esse índice é pior ainda. Aqui eu nem sei se tem investigação.
ResponderExcluirLisdeili (delegada) quer é saber de jogar raquete rapaz
ResponderExcluirJa invadiram minha casa a porra do perito numa preguiça da desgraça, nao quis pegar uma impressao digital, dei tudo, dei vasilhas etc, o cara nao levou nada, foi só pra perguntar onde comprei a cortida da sala.
Essa perícia de itabuna é um lixo!
AQUI É A TERRA DO AMOR O, AMOR SEMPRE VENCE.
ResponderExcluirO EXEMPLO SÃO OS NOSSOS POLÍTICOS, INDEPENDENTEMENTE DE PARTIDO E QUEM QUER QUE SEJA
Um reflexo de 20 anos de PT na Bahia.
ResponderExcluirAja perfume
ResponderExcluirNada que um bom marketing político não resolva.
ResponderExcluirTrata-se de uma informação superdimensionada pela "secretaria da insegurança dos jumentos". Devido a muitos fatores, especialmente a ausência de delegados e escrivães nas delegacias em ruínas e a maioria parcialmente destivadas, em mais de noventa por cento dos casos não existem investigações e muito menos a abertura de inquéritos. Como então estão concluindo investigações e procedimentos cartoriais inesistentes, remessa de inquéritos a justiça para os devidos julgamentos e condenações dos autores? Pois na verdade, os procedimentos policiais só poderão ser considerados conclusos com a apresentação da peça investigatória ao poder judiciário, como então realizar tal milagre sem a participação física de pessoal qualificado e autorizado? Talvez por telecinética e telepatia?
ResponderExcluirSomente nos casos em que os vitimados são pessoas famosas, políticos ou seus parentes, amigos de políticos ou bandidos de cara alta. Como em 99,9% dos casos, os crimes são praticados contra pessoas humilhes e lascadas, aí o nível de interesse estaciona no porão.
ResponderExcluirComo se diz,( cívil viu se não viu já era)
ResponderExcluir