A fuga de 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul do estado, na quinta-feira (12), foi a maior dos últimos anos e a primeira vez que um presídio baiano foi invadido por um grupo armado, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seap). Na ação, oito homens entraram no unidade prisional e trocaram tiros com os seguranças. Entre os fugitivos está o chefe de uma facção criminosa.
Nos últimos dois anos, 32 detentos fugiram de presídios na Bahia. A maior das fugas foi registrada na quinta. Os invasores dispararam contra as muralhas e torres de vigilância, cortaram parte da cerca metálica com um alicate e acessaram uma das torres próximas ao canil e à horta.
Em dezembro do ano passado, dois detentos fugiram do mesmo presídio, em Eunápolis, mas nenhum comparsa chegou a entrar na unidade.
Em 2016, no mesmo presídio, um detento contou com a ajuda da família e fugiu após se disfarçar com peruca e barba. Ele respondia por crimes de homicídio, tentativa de homicídio e roubo a banco.
O Conjunto Penal de Eunápolis é uma unidade de segurança média para presos do sexo masculino. O local recebe presos provisórios e condenados, em regimes fechado e semiaberto.
Atualmente, o presídio pode comportar 457 detentos, mas tem 554 internos - 97 a mais do que a capacidade. Antes da fuga, a população carcerária do conjunto penal era composta por:
- 269 presos provisórios;
- 237 no regime fechado;
- 58 em regime semiaberto interno;
- 6 com regime semiaberto com trabalho externo.
Relembre outros casos de fugas em presídios na Bahia:
Maio de 2024 - 7 fugas em Barreiras
Sete detentos fugiram de uma das celas do Conjunto Penal de Barreiras, no oeste do estado, em maio desse ano. Eles já foram condenados e estavam em uma área destinada para quem já cumpria a sentença.
Os suspeitos serraram a grade e a tela de proteção da cela e em seguida saíram pelo fundo do complexo penal.
- Outubro de 2023 - 7 fugas em Salvador
Na propaganda petista (rádio, televisão, internet...) está tudo muito bem por aqui. Jornalistas concordam com ela.
ResponderExcluirO que está acontecendo no estado da Baêêa? Somente assinaturas de papéis em branco e empréstimos bancários?
ResponderExcluirO povo não quis manter os corruptos no poder? Agora aguenta e se tranca dentro de casa e mesmo assim não estamos seguros.
ResponderExcluirVamos observar Itabuna: um cara que em 04 anos não fez nada e reelegeram. Após a eleição o Augusto já sumiu administrando o município de Itabuna la de Salvador.
u lalau... pm de eunápolis todo dia mata um... tudo que eles queriam ... alvo novo...faroeste tá on
Excluir