quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Droga que pode ter matado presos em Salvador tem efeito cem vezes mais forte do que a maconha

A morte de dois detentos do Complexo Penitenciário de Mata Escura, em Salvador, na terça-feira (24) ligou o alerta para a presença da droga K9 dentro dos pavilhões do local. Na cela em que os dois presos que morreram estavam – e mais três passaram mal – vestígios do entorpecente, que chega a ser 100 vezes mais forte que a maconha, foram encontrados.

O caso preocupa especialistas que analisam o K9 como uma droga potente e perigosa. Carlos Duplat, professor e mestre em química, explica que o entorpecente é sintético se assemelha a maconha por causar efeitos parecidos. No entanto, alerta que o risco está no nível de impacto do K9 no organismo.

“O problema é que ela é 100 vezes mais potente do que a maconha. Ela deixa os receptores de endocannabinoides extremamente ativos. Sendo assim, as pessoas fiquem apáticas e com movimentos descoordenados, como se fosse um zumbi”, fala o professor.

Segundo o Sindicato dos Policiais Penais da Bahia (SINPPSPEB), é a primeira vez que se detecta a presença da K9 nos presídios baianos. No entanto, familiares de detentos da Mata Escura relatam que mais óbitos foram registrado por causa da droga. Procurada para falar do tema, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) não respondeu até o fechamento desta matéria.

Sobre a letalidade da K9, Marcel Tavares, farmacêutico, mestre em toxicologia, professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), analisa que os efeitos são variados e dependem das condições da exposição, como dose, via de administração e presença de outras substâncias. No entanto, confirma que a droga oferece risco fatal para usuários.

“O K9 causar alucinações, delírios, catatonia, paranoia, ansiedade, taquicardia e convulsões, agindo de forma aguda no organismo. Os cannabinoides sintéticos, geralmente, são mais potentes e podem desencadear reações imprevisíveis, o que pode resultar em uma série de efeitos colaterais, variando entre leves e potencialmente fatais”, explica.

As overdoses podem se tornar mais comuns porque, além de potente, o K9 é uma droga mais barata, podendo ser encontrada por menos de R$ 10. Para Carlos Duplat, o valor é mais um ponto de alerta porque aproxima pessoas em situação de vulnerabilidade mais perto do consumo da droga.

“A circulação do K9 é algo bem preocupante, já que as pessoas em situações de rua, em presídios, são bem vulneráveis a essa droga exatamente pelo fato dela ser extremamente barata e facilitar o seu acesso”, completa.

Tavares complementa destacando o risco do K9 pela dificuldade de identificá-lo. “Por ser uma droga relativamente nova, o diagnostico da intoxicação se torna mais dificil do que outras drogas mais comuns como cocaina e anfetaminas, assim como o tratamento”, alerta.

Os dois detentos que morreram pelo uso de K9 estavam no Conjunto Penal Masculino de Salvador (CPMS). Um dos dois foi encontrado já sem sinais vitais. O segundo chegou a recebe atendimento e foi transferido para um hospital, mas não resistiu. (Correio 24h)

9 comentários:

  1. BRASIL ESTADONARCO, BRASIL COMANDANDO POR GANGSTER, VAR-PALMARES, PT, PCC, MR-8, COMANDO VERMELHO HAMAS, COMUNISTAS, ENFIM, VOCÊ ESPERA O QUE?

    VEJE A MISÉRIA! DESEMPREGO, VIOLÊNCIA, MORTE, É BRASIL REAL, VOCÊ NÃO VER NA GRANDE MÍDA, TODAS FAZEM APOLOGIAS A TUDO ISSO.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que você usou a K9 com esse tipo de comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Português dele está K9vizado..... kkkkkkk

      Excluir
  3. Devia distribuir um caminhão dessa porra dentro do presídio,para extinguir esses miseráveis que tanta tristeza,infelicidade, pobreza causaram a tantas famílias aqui fora.

    ResponderExcluir
  4. Este anúncio da águia branca é falso 😡

    ResponderExcluir
  5. Como pode botar o anúncio falso desse eu pesava que os anúncio era verdadeiro

    ResponderExcluir
  6. Por mais K-9 dentro dos presídios. 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  7. Os petistas ficam tristinhos quando os pares deles morrem assim será que Lule vai se indignar?!

    ResponderExcluir
  8. Essa parada não tem nada com maconha... Esse país de merda, onde qualquer idiota se intitula repórter, vem causar um desserviço desses!
    País de gente medíocre e ignorante!
    País de gente bosta!

    ResponderExcluir