terça-feira, 5 de novembro de 2024

PF cumpre mandados contra fraudes em licitações e desvio de recursos públicos no oeste baiano

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (5), a Operação Sanit, com o objetivo de desarticular esquema de desvio de recursos públicos e fraude em licitações destinadas à prestação de serviços de controle de pragas e sanitização de ruas do município de Canarana, no oeste da Bahia.

Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Canarana e também em Cedro, no estado de Pernambuco, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Nomes e endereços dos alvos não foram divulgados.

De acordo com a apuração, os envolvidos utilizaram documentos supostamente falsos nas licitações investigadas pela PF como parte do esquema para favorecer a empresa contratada, sendo ainda omissos ente público e empresa na demonstração de provas que apontem de fato a execução do serviço.

O esquema de fraude utilizava recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Saúde. As investigações apontam ainda que não houve a utilização veículos e mão de obra que deveriam ter sido contratados e que o serviço de sanitização de ruas da cidade – daí o nome da operação, Sanit – estaria respaldado com a contratação de um único profissional, apesar dos valores dos contratos serem significativos.

Os investigados podem responder pelos crimes de fraude à licitação, direcionamento, superfaturamento e desvio de recursos públicos. (Correio 24h)

2 comentários:

  1. Tem que investigar aqui em Ilhéus de novo a obra do malhado que Marão nâo terminou .

    ResponderExcluir
  2. Somente uma força alienígena seria capaz de fazer uma limpeza completa e eliminar todos os LADRÕES existentes no Brasil. Ladrão aqui prolifera mais rápido que ratazanas de esgotos. Cruz credo que lugar paradisíaco para os criminosos! E eles fazem as próprias leis e a "justiça"!

    ResponderExcluir