quarta-feira, 13 de novembro de 2024

PEC que propõe fim da escala de trabalho 6x1 alcança número necessário de assinaturas, diz Erika Hilton

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que propõe o fim da jornada de trabalho na escala 6x1 (seis dias de trabalho e um de descanso semanal) e a adoção de quatro dias semanais atingiu o número de assinaturas necessárias para tramitação no Congresso Nacional.

A proposta contava com as assinaturas de 195 deputados às 10h desta quarta (13), o que permite o início da discussão formal do texto, segundo a assessoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). Para isso, a PEC precisava de, no mínimo, 171 assinaturas dos 513 deputados.

O debate sobre a escala 6x1 ganhou força na última semana, principalmente nas redes sociais. A proposta, apresentada por Erika Hilton, visa alterar o artigo 7º da Constituição, no inciso 8, que trata da jornada de trabalho, propondo a redução para quatro dias semanais.

Uma vez protocolado, após a conferência das assinaturas, o texto seguirá para a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados, que analisará a admissibilidade da proposta.

O tema, no entanto, encontra resistência em alguns setores como a CNI (Confederação Nacional da Indústria), que alerta para os possíveis impactos negativos de uma imposição legal sobre a jornada de trabalho.

A entidade aponta que a medida poderia prejudicar a competitividade das empresas, especialmente as micro e pequenas, e enfraquecer o diálogo entre empregadores e empregados sobre a duração das escalas.

Em postagem na rede social X (antigo Twitter) na última segunda-feira (11), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), afirmou que o fim da escala de trabalho 6x1 deve ser negociado em "convenção e acordos coletivos entre empresas e empregados".

19 comentários:

  1. Como a promessa de cerveja gelada e picanha assada na brasa passada na farinha falhou miseravelmente, agora vem a promessa de ganhar salário sem trabalhar. Quem vai pagar a conta? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é herdeiro ou é empresário, mas deve pobre que fala asneira através de uma tela...

      Excluir
    2. O fumo grosso vai começar a entrar,vai iniciar no reajusta de salário mínimo, será uma enganação.

      Excluir
  2. Sou a Favor 5x2. 4X3 ai já é fuleiragem

    ResponderExcluir
  3. Quem aposta R$ 5.000,00 que a maioria dos deputados e senadores da DIREITA vai votar contra ?? ELES não gostam de pobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu não é pobre de finanças, tu é BURRO ACÉFALO mesmo! Então, cabeça de boi, quem irá te pagar um salário para fingires que trabalha? Pergunte ao Ladrão cachaceiro o que vai acontecer no Brasil caso esse absurdo seja votado e aprovado. Otário parasita inimigo do trabalho! Então responda quem é a "deputada" e onde já trabalhou e se ela vai se preocupar se algumas dezenas de milhões de jumentos ficaram sem emprego?

      Excluir
    2. Onde arranjaste cinco mil pacotes, comercializando as 40 gramas de cannabis sativa ou lambendo saco e chibata de jumento?
      Sabe de nada, jumento burro! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    3. porq o pobre e burro

      Excluir
    4. já estamos lascado com nosso governo , sim ; nós voltamos em Lula . e agora !!!!!

      Excluir
  4. Os puxa saco de Bolssonaro vai votar tudo contra. Pra eles trabalhadores que se lasque e tome no parreco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está fazendo exatamente o que os bandidos de esquerda deseja que os parasitas façam. A proposta tem exatamente o objetivo de ser uma nova promessa do paraíso, ganhar salário sem trabalhar. Achas pouco receber o bolsa esmola sem a preocupação de prestar algum serviço, vivendo às custas dos que trabalham? Você não é um ser humano, você é uma ameba inútil, pior que um troço de bosta, pois um bolo de mrda ainda pode ser utilizado como adubo. Um parasita que sobrevive sugando o sangue de terceiros é apenas uma coisa inservível e imunda.

      Excluir
    2. Sabe de nada, jumento burro! Além de asno é um fornecedor de furico.

      Excluir
  5. A esquerda é para os trabalhadores a direita defende os ricos e abastados. Duvidam? Veja como os parlamentares de direita votam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, 14:25 h !!!!

      Excluir
    2. Você nunca trabalhou na sua imunda existência. Quem vive como uma ameba parasita recebendo bolsa esmola não é digno de opinar sequer sobre o sabor da merda que engole imerecidamente. És apenas uma coisa abjeta, imunda, um sanguessuga. Pelo menos tente sobreviver se mantebndo com o que possuis: VENDA O FURICO!

      Excluir
  6. Por mim pode ser 7×7. Eu quero é trabalhar pra ganhar meu pão de cada dia

    ResponderExcluir
  7. eu sou a favor q nem trabalhe, q va lá so buscar o dinheiro kkk

    ResponderExcluir
  8. lembre-se que donos de empresas nao trabalham. !

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você, realmente a direita defende os riscos, porém a esquerda quer ver os riscos pobres, assim todo brasileiro fica pobre e os políticos de esquerda se tornam os imperadores do país. E pronto, simples assim. Raciocina animal, quem tira o pobre da pobreza são os riscos, porque políticos de esquerda só alimenta o pobre para ficar na rédeas. Agora o pobre preguiçoso tem o pensamento que você, já se você é político, você quer ser imperador.

    ResponderExcluir