O empresário Antônio Gritzbach, 38, jurado de morte pela facção paulista PCC (Primeiro Comando da Capital), foi morto a tiros na tarde de sexta-feira (8) momentos após deixar a área de desembarque do terminal 2 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
O ataque também deixou três feridos, e dois deles foram internados. Ainda não há informações sobre os atiradores, mas investigadores envolvidos no caso indicam que são pessoas treinadas para esse tipo de situação.
Embora tivesse uma escolta formada por policiais também com treinamento para ações letais, Gritzbach estava acompanhado apenas por dois, já que um dos veículos ficou parado em um posto de gasolina após um problema mecânico.
COMO FOI O ATAQUE?
Após sair do desembarque do terminal 2 do Aeroporto Internacional de São Paulo e caminhar para a área externa, onde passageiros costumam esperar carros de aplicativo e táxi, Gritzbach foi atingido por tiros disparados por dois homens que saíram de um Gol preto.
Segundo imagens de câmeras de segurança, o carro havia estacionado no local segundos antes de ele passar por ali, após atravessar a primeira faixa de veículos na área do desembarque. No tiroteio, outras três pessoas ficaram feridas. A ação ocorreu às 16h03 de sexta-feira.
Após atirarem, os homens voltaram para o carro, que deixou o local e foi abandonado a cerca de 6 km dali, na rua Guilherme Lino dos Santos. Dentro do veículo havia munições de fuzil e colete balístico, segundo a Polícia Militar.
O QUE O EMPRESÁRIO TINHA A VER COM O PCC?
Corretor de imóveis, Antônio Vinícius Lopes Gritzbach era jurado de morte pelo PCC, facção com a qual ele teria ligações e um histórico de problemas. Em 2021, ele foi acusado de ser o mandante do homicídio de dois homens ligados ao PCC: Anselmo Becheli Santa Fausta, conhecido como Cara Preta, e Antônio Corona Neto, o Sem Sangue, que haviam passado US$ 100 milhões a Gritzbach para que ele, com um comparsa, investisse o valor em criptomoedas. O dinheiro sumiu, e a dupla do PCC, morta.
Em 2023, Gritzbach entrou foi denunciado sob a acusação de lavagem de dinheiro e financiamento de organização criminosa. Ele teria usado dinheiro do PCC para comprar imóveis no condomínio Riviera de São Lourenço, em Bertioga, no litoral paulista. A investigação da Promotoria diz que o dinheiro usado na compra dos imóveis era de Cláudio Marcos de Almeida, o Django, apontado como integrante da facção.Em março deste ano, Gritzbach assinou um acordo de colaboração premiada com o Ministério Público e entregou supostos esquemas do PCC. Contratos, comprovantes de pagamento e registros de tela de conversas no WhatsApp entregues pelo empresário indicam uma suposta participação dos criminosos na contratação de jogadores da elite do futebol brasileiro e mundial.
A principal suspeita dos promotores é de lavagem de dinheiro do tráfico na aquisição dos atletas, por meio de empresas agenciadoras de jogadores de futebol.
POR QUE ELE TINHA ESCOLTA?
Gritzbach era jurado de morte pelo pela facção criminosa. Ele era suspeito de ter mandado matar dois integrantes do PCC, e também fechou um acordo de delação premiada com a Justiça.
Segundo o Ministério Público, os agentes foram contratados pelo empresário para fazer sua escolta particular e não estavam a trabalho da PM no local. Ele também teria recusado oferta da Promotoria para receber segurança.
Os policiais militares responsáveis pela segurança dele foram identificados e tiveram seus celulares apreendidos pela Polícia Civil, assim como dois que estavam em nome do motorista e um do filho dele. Os agentes foram afastados preventivamente.
ONDE ESTAVA A ESCOLTA NO MOMENTO DO ATAQUE?
Dos quatro policiais que deveriam estar acompanhando Gritzbach, apenas um deles estava próximo na hora do ataque, outro mais distante, e nenhum deles reagiu.
Dois policiais desses policiais de escolta não estavam no local do crime porque, segundo eles, o carro utilizado pela equipe quebrou e, por isso, não conseguiram se aproximar. Os PMs foram ouvidos pelas equipes do DHPP para explicar o ocorrido, e todos tiveram os celulares apreendidos. A falha é apontada como atípica e suspeita por investigadores.
O QUE SE SABE SOBRE OS ATIRADORES?
Investigadores do DHPP (divisão de homicídios da Polícia Civil) se surpreenderam com o local escolhido para o ataque, ponto de concentração de forças de segurança, como policiais civis, federais, militares e guardas municipais, além de monitoramento por diversas câmeras, nos trechos de acesso e no terminal.
As equipes de investigação também afirmam ter segurança de que os atiradores são pessoas com “treinamento operacional”, acostumadas a realizar disparos com fuzil 7.62, uma arma geralmente utilizada por atiradores de elite e equipes de assalto especializadas.
QUEM ERAM AS PESSOAS FERIDAS?
Dois homens feridos no ataque seguiam internados até a tarde deste sábado. As vítimas têm 39 e 41 anos e permanecem no Hospital Geral de Guarulhos. Um deles foi levado para a UTI, de acordo com o boletim de ocorrência, enquanto o outro está sob observação. Não há mais detalhes sobre o estado de saúde deles.
A terceira pessoa ferida, uma mulher de 28 anos, foi liberada após atendimento médico. Os três afirmaram não conhecer Gritzbach. (Bahia Notícias)
Senhores das autoridades aqui no bairro Daniel Gomes e adjacências mora gente de bem trabalhador que precisa de uma ação urgente de vocês tem um elemento que se diz dono do bairro um tal de marco lage que está tirando a paz e o sossego do povo idoso ,do trabalhador com um som desgraçado precisamos de paz em nossos lares
ResponderExcluirEsses bairros de periferia é uma merda. Os bandidos dominam, andam com arma na mão e as pessoas já até estão acostumadas. O certo é denunciar esses caras no anônimo. Não sobra 1 se o povo denunciar
ExcluirQue ganhar milhões desonestamente e não viver pra gastar? É melhor ser pobre e tá vivo🥱
ExcluirVamos pressionar o poder público para que essas desgraças de paredões sejam extintos das praças e ruas da Cidade. Até parece que nós que carregamos a cidade nas costas trabalhando de sol a chuva não temos nenhum valor pra esse prefeito e vereadores. Itabuna virou um brega, não temos mais sossego dentro das nossas própria casas..
ExcluirEmpresário não... ele era bandido! Mas por ser branco, família tradicional, costas largas, hora nenhuma tá sendo chamado de criminoso!! Mas esse cara era bandido, fazia parte da quadrilha do PCC, mandou matar desafetos, roubou e traiu os parceiros de crime... ainda era guardado pelo poder público, pq com certeza, muito juiz e muito político ganhavam vantagens financeiras com o "trabalho" dele...
ResponderExcluirMe façam uma garapa e vão tomar no cu
O que se sabe, é o que todo mundo já sabe, muito dinheiro envolvido, policiais envolvidos até o talo com criminosos, não pense vocês que polícias seja militar ou civil estão preocupados em manter a paz e a ordem. Polícia e crime. Que vergonha policiais militares fazendo segurança de bandido. Isso não é só em São Paulo é no Brasil todo
ResponderExcluirChamando esse bandido de empresário, piada um negócio desse 😔 o cara era o maior bandidão do PCC, tirou a vida de muitas pessoas, agora vem chamar o cara de empresário 🫢🫢🫢 que Brasil é esse gente 😔
ResponderExcluirEle delatou policiais civis, delegados, militares, muitos homens que usam a lei para dar uma de homens a serviço do cidadão. Me poupe esses policiais que se aliam ao crime são piores que os criminosos e bandidos. Durante o dia a serviço da lei e na calada da noite de mãos dadas com o crime.
Excluirdá uma de homem não seu corno somos mais homens que voce pergunte a Patricia seu bate soro discarado kkkkkk
ExcluirA pergunta chave é: POR QUE A MORTE DE UM CRIMINOSO REPERCUTE TANTO NA IMPRENSA E MÍDIA JABAZEIRA?
ResponderExcluirResposta: Porque o BANDIDO ERA CARA ALTA E PROTEGIDO DA "justiça" brasileira, e também por que foi executado pelos colegas em um AEROPORTO INTERNACIONAL onde havia pessoas e até profissionais da imprensa internacional que repercutiram o fato para todo o planeta, mostrando a realidade de um país de quarto mundo comandado por um LADRÃO, sua QUADRILHA PETRALHA e dezenas de ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS que transformaram o Brasil no CU DO MUNDO, um esgotão cheio de merda e ainda recebe a sujeira que os países civilizados rejeitam!
Ele estava vindo de Maceió com uma mochila cheia de joias...... kkkkkkkk
Excluir(06:26) Você não estava indo nem vindo. Está estacionado em cima de um saco, cheinho de felicidade, degustando as delícias proporcionadas pela chibata cravada no arroio furical. Não é, gazela saltitante?
ExcluirKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
VAI LAMBER A CACETA DE BOLSONARO, SEU OTÁRIO!!
ExcluirSEU OTÁRIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
VC ÉUM ADULTO CUZAO, QUE AMA POLÍTICO, QUE METE TODA EM SEU FURICO ARROMBADO, SEU OTÁAAAAAAAAAARIOOOOOOOOOOOOOOOOO
Mas fique tranquilos que nosso grande presidente, esta consertando o que o BOZO DEIXOU, A SUJEIRADA, FILHO DE UMA PUTA AINDA DA MORAL A UM SAFADO DESSE! MAS DEIXA O HOMEME TRABALHA, ESSE E OUTRO MANDATO QUE É PARA DEIXAR O BRASIL, TODO REDONDINHO, NO FINAL !
Excluirporra de bozo otário vai ficar redondinho é o seu bumbunzinho seu viadinho salame
ExcluirE o pior de tudo é policiais fazendo segurança de bandido. Hj na minha opinião Fernando beira-mar e Marcola tem mais crédito que muito agente , delegado e policiais corruptos.
ResponderExcluirBandido bom é bandido morto.
ResponderExcluirSe fosse um pobre da periferia que nao tivesse onde cair morto era vagabundo agora so porque era branco e tinha dinheiro agora e chamado de empresário era errado e agora está como uma vítima que pais e esse que agente viver 😡😡😡😡😡😡
ResponderExcluirComentário das 15,19 seria bom se o povo criasse coragem mais existe policiais bons que tem vontade de acabar com esses vermes vagabundos desgraçado que gosta de tirar a paz do próximo,eu moro na favela porque não tenho condições de morar em um lugar melhor
ResponderExcluirEssi marcu lage ta de mais mermo vamo ver pulícia da um jeito neli
ResponderExcluirO cara milionário, pagou pra ver, ficando no Brasil.
ResponderExcluirVc que fez o comentário as 12:54 falou todo certo....
ResponderExcluirInvestiga se no meio dessas joias não tinham relógios ROLEX e outras falcatruas ?
ResponderExcluirA IMPRESSA SÓ FALA NA MORTE
ResponderExcluirDESSE "EMPRESÁRIO" DO MOTORISTA
DE APLICATIVO, NINGUÉM FALA.😡😡😡