quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Operação Posto Legal fiscaliza 58 estabelecimentos no oeste baiano

Os municípios de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto, Cristópolis e Ibotirama, localizados no oeste baiano, foram alvos da mais recente etapa da operação Posto Legal, realizada na última semana. As equipes de fiscalização visitaram 58 postos de combustíveis com o objetivo de aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização dos produtos ao consumidor baiano, entre outros tópicos.

Na divisão de tarefas entre os órgãos participantes desta etapa da ‘Posto Legal’, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) foi responsável, principalmente, por avaliar o bom funcionamento das bombas e dos bicos de combustíveis. Já o Departamento de Polícia Técnica (DPT) aferiu aspectos de qualidade, a exemplo da quantidade de álcool adicionada à gasolina.

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) conferiu questões relativas ao direito do consumidor. A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) foi responsável pela aferição da regularidade fiscal e cadastral das empresas, e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) se encarregou das questões de ordem jurídica. O suporte da operação foi garantido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), por meio das polícias Civil e Militar, esta última representada pela Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz).

O diretor de Fiscalização do Procon Bahia, Iratan Vilas Boas, explica que o estabelecimento no qual a operação constata algum tipo de irregularidade responde de acordo com a infração cometida: “cada órgão tem uma punição específica. Interdição de equipamentos, do estabelecimento como um todo e multas fazem parte do rol das penalidades possíveis de serem aplicadas”.

Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis localizados no Estado da Bahia podem encaminhar queixas à operação Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235-0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior) e, ainda, no endereço disquedenuncia.com/denuncie-aqui/operacao-posto-legal/.


6 comentários:

  1. Em Itabuna 60% dos postos de gasolina,tem adulteração...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 60% ???? vc ta sendo generoso,se duvidar 99% a gasolina não presta kkkkkkkkkk

      Excluir
  2. EM ITABUNA OS CARAS DEITAM ROLAM COM GASOLINA BATIZADA. FORA AS BOMBAS QUE FRENTISTAS SE RECUSAM A ABASTECER SEM PROGAMAR AS BOMBAS,
    E TÃO VENDENDO GASOLINA DE TERCEIRA POR PRECOS DE PRIMEIRA.

    ResponderExcluir
  3. GASOLINA FORMULADA ESTA SENDO VENDIDA EM ITABUNA COMO GASOLINA COMUM, ,, SEM FALAR DO CARTEL QUE IMPERA ESSA CIDADE.

    ResponderExcluir
  4. Difícil viver no Brasil, pior cartel que existe são de donos de postos, raça ruim essa

    ResponderExcluir
  5. Fiscalização besta,
    Fiscalização hoje aí só vai ter novamente daqui 2 , 3 anos, até lá o povo já foi surrupiado, enganado, roubado.
    Pior só Fiscalização um ou dois postos na cidade, mesmo assim com Aviso prévio. A máfia é grande.

    ResponderExcluir