terça-feira, 15 de outubro de 2024

Celular em sala desafia dia a dia de professores, dizem pesquisadores

“Alguém ficou com alguma dúvida?”, “Gostaria de acrescentar algo?”, “Querem que eu retome alguma ideia?”. O silêncio que atravessa a sala de aula, durante e depois dessas perguntas comuns, costuma funcionar como um banho de água fria para o professor.

Ao virar da lousa em direção aos alunos, para entender o silêncio daquele momento, o professor descobre que os alunos já largaram os cadernos e estão com os celulares nas mãos, já em outro mundo.

Neste Dia dos Professores (15), é possível que muitos profissionais quisessem de presente uma receita para resolver essa questão e ter uma rotina e interação mais saudável com os alunos.

Pesquisadores em educação consideram que o uso de celulares em sala é, de fato, um dos maiores desafios para melhorar as aulas. E fazem um alerta: é preciso haver condições e oferecer capacitação aos docentes para isso.

Para o professor Gilberto Lacerda dos Santos, do Departamento de Educação da Universidade de Brasília (UnB), essa atividade profissional atua entre dois ritmos: olhar para trás e garantir os saberes acumulados, mas com a necessidade também de olhar para frente, e integrar as tecnologias recentes de forma sedutora. Leia mais na Agência Brasil

5 comentários:

  1. vou hackear sua conta ainda . verdinho

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  2. Porque o verdinho não publicou a matéria sobre o assassinato do idoso em barramares, zona norte de Ilhéus? Alguns comentários podem ajudar a elucidar o caso. Fica a dica.

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  3. “Alguém ficou com alguma dúvida?”, “Gostaria de acrescentar algo?”, “Querem que eu retome alguma ideia?” Perguntas retrógradas! Desde quando nem existia computador, os professores fazem as mesmas perguntas, e continuam tendo a mesma resposta: nada! Não é culpa do celular, e sim a falta de motivação frente ao descaso contínuo da da educação como um todo. "Estudar para quê? Se ficar no tik tok ou fazer qualquer outro tipo de bestagem gerará mais rentabilidade."
    Essa situação só sairá deste contexto, quando os mesmos acordarem para coisas importantes da vida; quando de fato estudar vai proporcionar uma vida financeira melhor; quando de fato, a mídia não tentar descer 'goela abaixo' as modinhas; quando de fato, o governo acreditar no processo de cultura brasileira; quando de fato, a escola proporcionar um ambiente educacional completo (integral) qualificativo e de inclusão. Entre muitos outros........

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  4. Engraçado que muito se fala que o celular atrapalha no aprendizado do aluno, mas raramente é comentado sobre a falta de planejamento pedagógico, da péssima qualidade das aulas de hoje em dia, de que vários professores dizem aos alunos: pouco me importo se querem aprender ou não, meu salário todo mês tá na conta, independente do aprendizado de vocês. Não se comenta também, da grande quantidade de profissionais que deixam de dar aulas e ficam no celular também.
    Quanto ao uso do celular na sala de aula, tem seus contras e a favor, porém a desvantagem será sempre do aluno, já q o celular também tem ferramentas que podem ser utilizadas para provar algum acontecimento, que na nossa cultura somente o professor tem razão sem se quer analisar o fato.

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  5. O que se esconde por trás de uma PROIBIÇÃO? Com absoluta certeza a AUSÊNCIA DE LIBERDADE. Não seria mais prático e condizente com a realidade que o aparelho de comunicação fosse incorporado ao processo educacional e fosse aproveitada a oportunidade para educar as crianças e adolescentes a utilização "correta" do celular? Ora, dentro dessa proposta de banimento do celular das salas de aulas, existe sim, uma grandiosa incoerência por partes das nossas "autoridades". Primeiro PROIBEM e RETIRAM dos pais os meios de educar seus filhos, criando os conselhos tutelares e destinando os conselheiros para a vigilância e constante intimidação dos pais. Posteriormente aniquilam completamente o currículo escolar destruindo os métodos de ensino que nas décadas de 1960, 70, 80 até 1990 ensinavam matérias didáticas que transmitiam conhecimentos para a formação da capacidade evolutiva dos alunos. A qualidade do ensino foi desprezada e trocada pela "filosofia esquerdista planejada" da IGNORÂNCIA e do ANALFABETISMO, pois assim mantidos, todos se tornam asnos manobráveis à base de cabresto, chibata e esmolas de forragem. Não é à toa que todos os estados da região Nordeste o número de parasitas recebedores do bolsa família supera o total de trabalhadores com carteira assinada em 20% (vinte por cento). Uma estrondosa vergonha para o saudoso e idolatrado Rei do Baião: Vozes da seca.
    "Seu doutor, os nordestinos têm muita gratidão
    Pelo auxílio dos sulistas nesta seca do sertão
    Mas doutor, uma esmola a um homem que é são
    Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão"
    Diálogo entre os cantadores:
    Ó, Fagner
    "Oi, Lua
    Quando eu gravei esse baião, Gonzaguinha não era nascido ainda
    Será que as coisa mioraro?
    Ra, eu acho que pioraro viu, Lua
    Porque o que era quase a metade, hoje é mais da metade
    Os homi trocaro de roupa mas continua com a merma sé vergonheza
    Ave Maria, Nordeste tão alegre, tão quente, tão bonzin né."
    Este é o retrato de um povo mantido na ignorância, no analfabetismo, na miséria, para ser eternamente humilhado e subserviente aos interesses dos parasitas e ladrões que saqueiam um território que poderia facilmente abrigar o povo mais rico e feliz do planeta Terra. No entanto...

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