sábado, 21 de setembro de 2024

Governo Lula prepara medida para banir o celular nas escolas

O Ministério da Educação prepara um pacote de medidas para tentar conter os prejuízos do excesso de telas na infância e na adolescência, dentre elas o banimento do uso de celulares pelos estudantes em todo o ambiente escolar. O anúncio deverá acontecer em outubro, mês em que se comemoram o dia da criança e o do professor.

“Nós estamos trabalhando na elaboração de um projeto de lei porque, na nossa avaliação, uma ‘recomendação’ seria muito frágil”, afirmou à Folha o ministro da Educação, Camilo Santana.

“Nosso objetivo é oferecer às redes de ensino segurança jurídica para que possam implementar as ações que estudos internacionais já apontam como mais efetivas, no sentido do banimento total [dos celulares nas escolas]”, disse.

O ministro afirmou que “os estudos mostram que o banimento tem impacto positivo não apenas na atenção em sala de aula e no desempenho dos estudantes, mas também na saúde mental dos professores”.

Santana mencionou o relatório da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) que recomendou fortemente restrições e até o banimento total do celular nas escolas, apontando uma relação entre o uso da tecnologia e as dificuldades de aprendizado, além de problemas de saúde mental.

“O relatório mostrou que um entre quatro países já proíbem ou têm política de redução de celular em sala de aula”, afirmou o ministro.

O documento é do ano passado e, de lá para cá, as restrições aumentaram internacionalmente. No início do ano letivo dos Estados Unidos, no mês passado, o jornal The New York Times falou em uma “nova onda de restrições” legais no país.

Na quinta-feira (19, em um evento do MEC em Fortaleza, Santana havia falado ao Diário do Nordeste sobre a ideia de vetar celulares nas salas de aula. À Folha, o ministro afirmou que o banimento deverá ser total, seguindo pesquisas que defendem, inclusive, a importância de um recreio livre de celulares para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a redução de cyberbullying.


DEBATE AVANÇADO

Santana afirmou que a regra irá incluir escolas públicas e privadas de todo o país. Em São Paulo, um projeto de lei para banir o celular em colégios da rede pública e privada do estado está em debate avançado na Assembleia Legislativa. (Folha)

14 comentários:

  1. Logo vão banir os alunos das escolas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se for o se orifício rugoso, anal... kkkkkkkk

      Excluir
    2. Escola é lugar de estudar seu animal

      Excluir
  2. É o resto do fim do PT observe que os alunos jovens votam, essa medida terá impacto nas eleições, federais, é uma medida desnecessária, caberia educar ao jovem com campanhas educativas. Sem problemas os jovens estão atentos ao governo e suas precariedades será o extupim de um partido enfraquecido, as eleições municipais já demonstram o enfraquecimento do PT. Essa ação já é uma forma de censurar os jovens adolecentes no alge da liberdade de expressão. As redes sociais tem demonstrado o interesse popular pela política do PT, incluindo desfiles do sete de setembro que o público nem comparece para apreciação do evento, o Brasil tem mais problemas a serem resolvidos como as queimadas criminosas e que está sendo devastado. Não se preocupe que os jovens irão mudar a forma de política brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro gado de textão, são retardados kkk

      Excluir
  3. Ate que enfim esse petralha vai fazer alguma coisa boa, proibir celular nas escolas públicas 👏👏

    ResponderExcluir
  4. Até que enfim, uma coisa boa vindo desse desgoverno.

    ResponderExcluir
  5. E nos presídios vai banir quando

    ResponderExcluir
  6. So pra lembrar Fernando Gomes nunca se reelegeu.. uma missão impossível para o atual mandatário de Itabuna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz o tal Pancadinha já ganhou, o comitê dele todo sabe

      Excluir
  7. Na verdade o que o Ladrão e os "cumpanheiros" ladrões petralhas vão fazer é cobrar impostos dos pais para que os alunos continuem a usar os celulares nas escolas. Aliás, a quadrilha já está com um projeto de lei para cobrar impostos da população pela temperatura elevada pelas queimadas, depois haverá impostos por estiagens e por excesso de chuvas. Ou seja, a manada de jumentos pagará impostos até por peidar ao ar livre. O que resta, se os asnos não aprenderam sequer a zurrar em jumentês"?
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  8. Excelente projeto para os presídios, já tentaram vários projetos e até hoje os detentos estão mais do que antenados, isso prova que os celulares é um aparelho que além da comunicação leva conhecimentos. A parte mais fraca é a escola pra fazer valer a lei.

    ResponderExcluir
  9. Na escola pode celular não!! Só na Cadeia!!!

    ResponderExcluir