terça-feira, 17 de setembro de 2024

Datena mantém candidatura e diz não se arrepender de agressão a Marçal

O candidato José Luiz Datena (PSDB) divulgou nota na manhã desta segunda-feira (16) sobre o episódio em que agrediu fisicamente o candidato Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada em meio ao debate na TV Cultura, na noite anterior.

O texto diz que, até este domingo (15), o apresentador nunca havia defendido o uso da violência para resolver conflitos. Datena descartou a possibilidade de desistir da corrida pela Prefeitura de São Paulo.

"Errei, mas de forma alguma me arrependo", declarou. "Preferia, sinceramente, que o episódio não tivesse ocorrido. Mas, fossem as mesmas as circunstâncias, não deixaria de repetir o gesto, resposta extrema a um histórico de agressões perpetradas a mim e a muitos outros por meu adversário."

Junto com a nota, a assessoria de imprensa do candidato divulgou o print de uma conversa anterior em que Marçal pede desculpas pelos ataques feito ao apresentador durante a campanha. "Oi, Datena. Me perdoe pelas palavras pesadas contra você [...]. Tenho sentido que somos animais num zoológico e todos querem ver agressões gratuitas", disse Marçal, segundo o print.

A afirmação de Datena de que não se arrepende da agressão a Marçal destoa de sua postura no domingo, logo após o episódio, quando ele disse que não deveria ter agido daquela forma. "Infelizmente, eu perdi a cabeça. Não devia ter perdido? Acredito que não, poderia ter simplesmente saído e ido embora para casa, teria sido melhor."

Ele já havia dado declarações contraditórias antes do debate sobre a possibilidade de agredir Marçal. Ao comentar o fato de ter chorado em sabatina Folha/UOL, disse "eu choro, sorrio, se precisar dar porrada, dou porrada".

Mas também afirmou preferir sua versão mais "light e humana" e prometeu não reagir a provocações de Marçal durante o debate. "Você acha que vou bater nele ou apanhar? Isso aqui não é briga. Minha resposta vai ser o silêncio."

A cadeirada no debate aconteceu depois de uma sequência de discussões. O candidato do PRTB provocou o apresentador nos blocos anteriores ao resgatar uma denúncia de assédio sexual contra Datena e chegou o chamá-lo de "jack", termo usado nos presídios para identificar acusados de estupro.

Datena rebateu dizendo que o caso nunca foi confirmado pela polícia e acabou sendo arquivado pela Justiça. Ainda afirmou que o fato atingiu sua família e levou à morte de sua sogra, que teve três AVCs (Acidente Vascular Cerebral).

O caso citado por Marçal ocorreu em 2019, quando Bruna Drews, então repórter do programa Brasil Urgente, apresentado por Datena na Band, disse ter sido assediada pelo tucano. A jornalista afirmou, na época, que o apresentador frequentemente fazia comentários sobre seu corpo, em tom sexual.

Após a repercussão do caso, ela se retratou e protocolou uma declaração em cartório em que afirma ter mentido. Dias depois, afirmou nas redes ter sido induzida a se retratar.

Datena foi expulso do debate, que foi interrompido imediatamente e voltou ao ar com os outros quatro participantes. Marçal saiu do teatro para um hospital para receber atendimento médico.

Nesta segunda-feira (16), Datena cancelou uma entrevista e manteve a agenda de campanha no bairro de Santana, na zona norte, onde visitará comerciantes.


Veja a íntegra da nota de Datena.

"Não defendo o uso da violência para resolver um conflito. Essa é a regra e sempre a respeitei nos meus 67 anos de vida. Até o dia de ontem. Porque torna-se difícil obedecê-la quando os limites de civilidade são rompidos e corrompidos por um oponente. Infelizmente, foi o que aconteceu na noite deste domingo durante debate promovido pela TV Cultura. Pablo Marçal demonstrou, em todas as situações a que teve oportunidade, sua falta de caráter. Demonstrou, ainda, que é uma ameaça à cidade de São Paulo. Será detido no voto. Mas, a despeito disso, precisava também ser contido com atos. Foi o que eu fiz.

Eu sou um cara de verdade e, com um gesto extremo, porém humano, expressei minha real indignação por ter, de forma reiterada, sido agredido verbal e moralmente por um adversário que, como todos têm podido constatar, afronta a todos com desrespeito e ultraje, ao arrepio da ética e da civilidade. As acusações que Marçal me fez diante de milhões de pessoas são graves. E absolutamente falsas.

Usando linguagem de marginais, algo que lhe é tão peculiar, feriu minha honra e maculou minha família, já machucada pela perda de um ente querido em decorrência do mesmo episódio agora novamente imputado a mim de forma vil pelo meu adversário.

Errei, mas de forma alguma me arrependo. Preferia, sinceramente, que o episódio não tivesse ocorrido. Mas, fossem as mesmas as circunstâncias, não deixaria de repetir o gesto, resposta extrema a um histórico de agressões perpetradas a mim e a muitos outros por meu adversário.

Espero, com minha atitude, ter mostrado, de uma vez por todas, o risco que a candidatura de Pablo Marçal representa para a integridade das pessoas, para a nossa democracia e para a sobrevivência de milhões de cidadãos que dependem da atuação da prefeitura de São Paulo para ter uma vida menos indigna.

Espero, também, ter lavado a alma de milhões de pessoas que não aguentavam mais ver a cidade tratada com tanto desprezo e desamor por alguém que se propõe a governá-la, mas que quer mesmo é saqueá-la, de braços dados com o crime organizado.

Continuarei a disputa pela prefeitura de São Paulo para realizar meu sonho de fazer de São Paulo uma cidade melhor, que ofereça uma vida digna aos que mais precisam. E também para defender a nossa democracia ameaçada por figuras como Pablo Marçal que querem o obscurantismo e não o bem da cidade e de sua população", diz a nota.

18 comentários:

  1. Esse é o mesmo de ter torturado Celso Daniel e jamais se arrepender,
    Esse é o mesmo de estuprar crianças e queimar vivas terroristas do Hamas,
    Esse é o mesmo que é capaz de fazer o que o PT mandar e dizer quer ordem dada é executada.

    Esse é o mesmo do negro estuprador, abusador de crianças e mulheres, do tal ministro do Ladrão presidiário que sabia de tudo do assédio sexual e cometeu crime de omissão, prevaricação.

    Veja a cara desse comedor de cocaína, esse veio relento, imundo, nojento do PT, esse é ladrão, estuprador, vive do narcotráfico, é uma desgraça das desgraças do Brasil.

    O quanto enganou muita gente, pousando de arautos, é um assassino, estuprador, terroristas, enfim, nessa classe tão desprezível onde se esconde verdadeiros gangster, exemplo desse estuprador.

    Dr. Mangabeira ou Datena você vota para prefeito de Itabuna?
    Por favor, vote!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá nervosa, Menina ! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. 17:21 h, ela tá danada hoje... kkkkkkkkkkk Um horrorrrrr kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Esse José Raimundo Guimarães, raimundete rainha do boquete, mais conhecida como filha de muntus, já tem criatividade pra escrever merda

      Excluir
  2. POVO DE ITABUNA, QUER NOTÍCIAS DE ITABUNA.
    PARA COM CORTINADE FUMAÇA.
    ITABUNA QUER SABER NOTICIAS DA POLITICA LOCAL.

    ResponderExcluir
  3. Truculento inescrupuloso

    ResponderExcluir
  4. É o satanás vestido em pele de cordeiro

    ResponderExcluir
  5. esse pablo marçal é simplesamente um Golpista ladrão condenado que fujiu do pais para não cumprir a pena, roubava dados dos velhinhos e velhinhas aposentadas, agora da um d salvador da patria, imaginem ele governando vai montar uma quadrilha de bandidos como ele

    ResponderExcluir
  6. Tanto os petralhas quanto seus aliados, são todos bandidos. O Ladrão só defende bandidos e se orgulha de ter sido amigo de Mumamar Ghaddafi (o estuprador de criancinhas); o ditador e assassino Hugo Chavez; o ditador e assassino Daniel Ortega; o ditador, assassino e narcotraficante Nicolás Maduro; todos os traficantes e chefes de facções criminosas brasileiros; defensor e protetor de assaltantes e matadores de trabalhadores e pais de família brasileiros; Ladrão e assassino que odeia os cidadãos honestos, pais de família de boa índole e trabalhadores; mentiroso e canalha que sempre enganou os trabalhadores analfabetos e semianalfabetos, fingindo defender seus interesses, quando na verdade fomentava as greves para negociar com os patrões, na calada da noite, a miséria daqueles que trabalhavam...
    Afinal, existe algum detalhe para elogiar nesse filho de Satã? Certamente. Trata-se do maior Ladrão da história da humanidade. Nasceu com um talento nato para as lides da desonestidade, da roubalheira, da mentira, da enganação e da construção de arapucas para a eliminação de adversários e desafetos. Um autêntico sicário e filho de Belzebu. Cruz credo. Vá de retro demônio chifrudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, Moça...... kkkkkkkkkk 2030 vem aí !!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  7. Passada a campanha eleitoral com a desmoralização desse arregão cagão, quem irá assistir o programa desse bostético? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Se fudeu, petralhão beiçudo!

    ResponderExcluir
  8. Além de arregão, cagão, é chorão no pau! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  9. Um covardão, cagão, chorão no pau. Se soltar ele num campo aberto para trocar porrada com qualquer um franguinho, ele arrega, baixa o cuecão de courôôô e oferece furico. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  10. DATENA COMUNISTA ASSUMIDO AGRESIVO VIOLENTO E TBM ASSEDIADOR A JORNALISTA VITIMA FOI PRESSIONADA A RETIRAR QUEIXA E TBM PERDEU O EMPREGO POIS TDS TEM MEDO DE DATENA ELE TAO CONFIANTE DA IMPUNIDADE NO PAIS ESTÁ FIRME QUE ESTA CERTO , NAO SEI O PORQUÊ VCS DA IMPRENSA PASMOS COM FALTA DE ARREPENDIMENTO DO AGRESSOR DATENA , VCS APOIAM LADRAO SAQUEADOR DE COFRES PUBLICOS VOTARAM E TORCERAM PELO PRESIDIARIO ETERNO, HJ NOMEADO PRESIDENTE POR SEUS AMIGOS ESSETEFE O SISTEMA , ISSO É TAO VERDADE QUE ATE O DITADOR NICOLÁS MADURO DISSE NA ENTREVISTA LOGO APOS SER CRITICADO PELO LULIS SOBRE FRAUDE ELEITORAL LÁ NA VENEZUELA RSRSRS UM SUJO APONTANDO PRA O MAL LAVADO , E VIVA A INJUSTICA BRASILEIRA NÉ!!?, AFINAL NAO FOI PRA ISSO QUE O AMOR VENCEU ???!!!

    ResponderExcluir
  11. Totalmente desequilibrado para assumir qualquer cargo, principalmente um cargo puplco.

    ResponderExcluir