sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Bahia volta a liderar produção nacional de cacau depois de cinco anos

O cacau baiano cresceu e voltou a ser destaque no país. A pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgada nessa quinta-feira (12), relevou que, em 2023, a Bahia retomou a liderança nacional na produção de cacau após cinco anos, com Ilhéus sendo o 4º maior produtor do país.

Os pesquisadores investigaram 64 produtos nos municípios do Brasil que realizam esse tipo de produção. As fontes são as associações de produtores, órgãos públicos e entidades diversas ligadas à agricultura. Foram observados a área de campo plantada, a área colhida, a produção em toneladas e o valor da produção. Em 2023, a Bahia produziu 139.011 toneladas de amêndoas de cacau, cerca de 860 toneladas a mais que o ano anterior.

O número representou alta de 0,6% em produção e de R$ 2,4 bilhões em vendas, 16,1% a mais que em 2022 (+R$ 326,6 milhões). Os baianos ultrapassaram o Pará, cuja produção foi de 138.471 toneladas, registrando queda de 5,2% em relação a 2022, e assumiram a liderança nacional.

Os pesquisadores explicam: “Apesar de não ter tido a maior safra de cacau do país em 2023, o Pará tinha os três maiores produtores entre os municípios: Medicilândia (44.178 toneladas), Uruará (21.266 t) e Placas (12.788 toneladas). A Bahia aparecia na sequência, com Ilhéus (8.961 toneladas, 4º maior produtor), Wenceslau Guimarães (8.775 t, 5º maior) e Ibirapitanga (8.655 t, 6º maior produtor)”, diz o estudo.

A liderança nacional fez muitos produtores relembrarem os tempos áureos do cacau no Sul da Bahia. Antes da vassoura-de-bruxa destruir as plantações, na segunda metade da década de 1980, a região chegou a produzir 400 mil toneladas em um ano. Como o CORREIO mostrou em uma série de reportagens publicadas em março deste ano, o impulsionamento atual do mercado está relacionado com questões internas no estado e por razões externas ao Brasil. *As informações são do Correio 24horas

8 comentários:

  1. A culpa é de Lula e Jerônimo !!!!! kkkkkkkkkkk Aceita Gado manso que arde menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe de ser babador de binga de ratos, seu chupador de taca! O que esses quadrilheiros petralhas fizeram pela cultura do cacau ou qualquer outra atividade que não seja roubar, esbanjar milhões de dólares no exterior, mentir, enganar, taxar, aumentar impostos e tomar empréstimos bilionários que ninguém vê ou sabe para onde foi escamoteado? Diga-nos caro babão de taca o que a quadrilha fez senão roubar?

      Excluir
    2. Aliás, a culpa da derrocada da cultura cacaueira nesta região deve-se exclusivamente a alguns bandidos petralhas que disseminaram os esporos da vassoura de bruxa para destruir o poder aquisitivo dos produtores e assim a bandidagem pudesse apossar-se da miséria e transformar a Bahia no que é hoje: Um curral de jumentos e otários acéfalos.

      Excluir
  2. Graças a resiliência de produtores e trabalhadores rurais que conseguiram depois da lavoura destruída pela Vassoura de Bruxa trabalhar, passar dificuldades para a produção alcançar ao nível de hoje.

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Que bom graças a quem tem o cacau porque tá é caro da dinheiro olha aí oque da dinheiro? trabalhar com cacau é melhor que viver roubando das costas de noiado vendendo voto pra outro noia

    ResponderExcluir
  5. O gado Bostonaro não se conforma, Muuuu

    ResponderExcluir
  6. Quem não se conforma é a equipe de Augusto Castro, com a derrota

    ResponderExcluir