quarta-feira, 17 de julho de 2024

Sobe para 21 número de denúncias contra médico António Mangabeira

Subiu para 21 o número de denúncias de abuso e importunação sexual contra o médico Antônio Mangabeira, em Itabuna, no sul da Bahia. De acordo com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade, após uma agente de saúde procurar a polícia, outras mulheres registraram queixa contra ele. Em nota, o advogado do suspeito negou as acusações.

Quando a agente de saúde Romilda Jesus da Silva foi atendida pela terceira vez pelo médico, em 9 de julho, ela teve certeza de que havia sofrido um abuso sexual. Ela saiu da consulta e foi direto para a delegacia, onde registrou o caso.

À polícia, Romilda contou que procurou o médico para investigar um desconforto no estômago e tonturas frequentes. Na ocasião, ela disse que teve os seios e a parte íntima tocadas pelo profissional. Além disso, ela foi beijada na boca pelo suspeito.

"Eu percebi que era um abuso, que eu estava sendo abusada", relatou.

Antônio Mangabeira já tinha sido denunciado outras três vezes por importunação sexual. Depois da denúncia de Romilda, mais dois casos foram registrados, somando seis queixas contra o profissional.

Nesta semana, outras 15 denúncias foram registradas na Deam de Itabuna.

Conforme a polícia, todos os abusos investigados aconteceram durante exames clínicos. Apesar disso, não foi confirmado se todos os casos se passaram na Oncosul, onde a vítima Romilda Jesus da Silva foi atendida no dia que fez a denúncia.

Ainda de acordo com a polícia, o suspeito ainda não foi intimado, porque o objetivo é que todas as vítimas sejam ouvidas antes.

O advogado do suspeito já foi até a delegacia e informou que, quando for intimado, o médico vai comparecer.

Confira nota de posicionamento do advogado do suspeito:

"A liberdade de expressão é balizada pelo binômio liberdade e responsabilidade e deve observar o princípio constitucional da presunção de inocência. Embora Dr. Mangabeira esteja ávido para esmiuçar cada prova e apresentar sua defesa pessoal, os trâmites legais e sigilo das investigações impedem que ele venha a público se defender nesse momento, tendo a autoridade policial já anunciado que irá ouvi-lo por último. Assim, resta somente opção de acessar o judiciário para ter o mesmo direito de qualquer outro cidadão de não ser tratado publicamente como culpado antes de ao menos ter sido ouvido, muito menos processado e condenado. Ademais, são 68 anos de vida e 42 anos de profissão sem uma mácula".

Confira nota de posicionamento da ONCOSUL:
"Com mais de 35 anos de atuação, a Oncosul conta com um vasto corpo clínico e uma equipe de funcionários comprometidos com o bem estar e a dignidade humana. Repudiamos veementemente qualquer forma de assédio e reafirmamos nosso compromisso com a ética e a transparência. Estamos colaborando integralmente com as autoridades competentes para a investigação dos fatos, que devem ser apurados pelas instâncias legais, sempre com respeito ao contraditório e ampla defesa.

Aos nossos pacientes, podemos assegurar que as medidas apropriadas serão tomadas, para preservar a integridade e a confiança de todos os que buscam os nossos serviços".

Nota do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia
"O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) informa que tomou conhecimento do caso através da imprensa e das redes sociais, abrindo assim uma sindicância ex-officio para apuração.

Em tempo, o Cremeb orienta que as denunciante(s) também registre(m) a sua(s) denúncia(s) na entidade. A denúncia pode ser feita na Representação Regional Sul, em Itabuna, ou através do Portal Cremeb, seguindo os pressupostos informados no próprio site.

Em decorrência da disposição prevista no Código de Processo Ético-Profissional, esclarecemos que todos as sindicâncias e processos na autarquia federal tramitam em sigilo processual, respeitando o amplo direito de defesa e o contraditório. Por fim, havendo sanções públicas transitadas em julgado, serão disponibilizadas para conhecimento da sociedade".

As informações são do g1

32 comentários:

  1. Era do Mito ?

    Gritou Mito ?

    ResponderExcluir
  2. Dr. MANGABEIRA

    USE O CASO DA ESCOLA BASE

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Escola_Base

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara muito interessante este caso, gostei muito da leitura.

      Excluir
  3. VIXE MANGABEIRA AGORA VC SE FUDEU.... AINDA BEM QUE SEU SOBRINHO BARTÔ NÃO IRA DEIXAR NINGUÉM ENFIAR GARRAFA PET EM SEU RABO LÁ NO PRESÍDIO.

    ResponderExcluir
  4. CASO ESCOLA BASE

    https://www.uol.com.br/splash/noticias/2022/11/11/escola-base-como-noticia-falsa-de-pedofilia-mudou-a-vida-de-jornalista.htm

    ResponderExcluir
  5. São 21 mulheres que passou por abusos e humilhações. Um dia a conta chega viu ?
    E não vem alegando que é perseguição política, pq as primeiras que foram abusadas, até votaram no mesmo partido político que esse médico diz apoiar.
    Infelizmente tem gente ruim em todos os lugares e tbem nas áreas políticas, e esse aí pertence a banda podre da sociedade, que se aproveita da profissão para diminuir a mulher, colocando a pessoa numa situação humilhante e degradante.
    Todo apoio as mulheres que sofreram nas mãos desse indivíduo, e que a justiça seja feita, para que nunca mais possa tocar numa mulher da mesma forma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um criminoso, não tem nada a ver com a profissão, e sim com a má índole dele.

      Excluir
  6. Força doutor! Creio em vc até que realmente seja provado. tem muita gente maldosa que só querem prejudicar os outros. agora se for verdade, lamentável mesmo , que Deus dê forças a sua família, que sofrerá também com isso, e que Deus haja da melhor forma, tanto com vc , como sua família, e como a família das pessoas que passaram por isso. Só quem passa por isso sabe o que é. Infelizmente, hoje as coisas estão difíceis..

    ResponderExcluir
  7. Aff...Tudo o povo coloca política no meio! Abusou e foi provado tem que ir para a cadeia pagar pelos crimes cometidos. Simples assim.

    ResponderExcluir
  8. Tem queixa contra esse médico na Delegacia da Mulher há mais de um ano. Nada foi feito. O delegado ou delegada responsável pela Deam, além do promotor de justiça , que é fiscal da lei, terão que responder por isso. Cadê a delegada da Deam, cadê o Ministério Público????

    ResponderExcluir
  9. Se fosse um pobre lascado já tava no cilindro há muito tempo ainda dizem que os direitos são iguais iguais em que

    ResponderExcluir
  10. Se fosse um pobre já estava preso

    ResponderExcluir
  11. Dr pede logo um pedido de prisão preventiva pra esse estuprador , tem 21 vítimas será que todas estão metindo?

    ResponderExcluir
  12. O momento dos abusos é justamente na pior situação dos ou das pacientes que buscam por necessidade de recorrer à medicina que é pra ser uma atividade pra salvar e dar melhor condições de saúde. Mas nesse caso aí. As pacientes podem adquirir uma depressão ou outros sintomas pelo abuso. Fui com minha esposa pra ser atendida pelo obstetra Luiz Leite e ele disse pra uma paciente que se pudesse só iria atender el, mas ele tinha que atender também a minha esposa e uma outra paciente que entraram as três mulheres para fazer partos sesarianos . E isso ele falou na frente de todos que estavam ali na recepção. Agora veja se isso é comportamento de um médico que vai fazer um procedimento de risco. Como vai aquelas duas pacientes que entraram juntas com a predileta dele. Insegura.

    ResponderExcluir
  13. Sela nele. Grade. Masmorra. Calabouço. Alcatraz. Carandiru

    ResponderExcluir
  14. Essa atitude é de povo mito. Povo querem autonomia pra abusar.! Tudo na vida tem custo!

    ResponderExcluir
  15. 21 pessoas, não é coincidência! Parece que o o Dr está se ferrando

    ResponderExcluir
  16. Dr. Mangabeira, o fudião da ONCOSUL, nem que seja a força....

    ResponderExcluir
  17. ABDELMASSIH ??????????

    ResponderExcluir
  18. Da mesma laia do Bozo, misógino, acha que a mulher é insignificante e que, com elas, podem tudo... Pena que a justiça no Brasil é falha. Do contrário, este já poderia comprar uma calcinha para usar no presídio. Com , pelo menos 21 denúncias, difícil acreditar que não seja verdade.

    ResponderExcluir
  19. Xiiiii, O Beré inchou pro lado do Gado disfarçado de Dr..

    ResponderExcluir
  20. DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA e LIBERDADE.

    ResponderExcluir
  21. Se não tiver direito à defesa não haverá JUSTIÇA. Lembrem-se que Jesus Cristo não pode se defender pois os fariseus o impediram de pronunciar-se com seus gritos em defesa do ladrão. O inocente foi crucificado e o ladrão era mais santo que os canalhas que acusavam o inocente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria que fosse sua mãe ou sua filha, queria ver vc falando essa mesma passagem bíblica.

      Excluir
  22. E AÍ GADAIADA


    GADO SAFADO


    BANDIDO BOM É BANDIDO ??????


    CADE OS ELEITORES DO MITO ????

    ResponderExcluir
  23. Idiota, claro que ele vai negar , mas, 21:vítimas não estão mentindo, então, cadeia nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. idiota por aqui é voce seu calabrezo essa montanha de mulhres apareceram agora ? oxe se aquieta seu manequim tem cheiro de armação e apenas uma condenação

      Excluir
    2. Cala a boca parente imundo de Mangabeira, imundo(a)

      Excluir
  24. Imbecil, nenhuma delas está pedindo indenização não, tem que se fazer justiça sim, sua hipócrita.

    ResponderExcluir
  25. A véia pão dura da Célia ( esposa) sempre soube e foi cúmplice( se não fez nadar sempre soube.)

    ResponderExcluir