sexta-feira, 5 de julho de 2024

Segunda maior cidade da Bahia tem ruas com nomes de novela e viraliza na web: 'Meu sonho morar na rua Rei do Gado', diz internauta

Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia e conhecida como Princesinha do Sertão, viralizou nas redes sociais, após internautas descobrirem que ruas do bairro Gabriela tem nomes de telenovelas. Inclusive, o próprio nome da localidade faz referência à obra de Jorge Amado, que recebeu duas versões na televisão, em 1975 e 2012.

"Meu sonho morar na rua Rei do Gado", escreveu uma mulher, em referência à principal via do bairro.

Tudo começou quando uma página perguntou para os internautas do X, antigo Twitter, qual a rua com nome mais inusitado que eles conheciam e deu como exemplo a rua Cloreto de Sódio, em São Paulo.

Na sequência, outras pessoas mencionaram ruas com nomes curiosos e foi aí que surgiu o bairro Gabriela, na segunda maior cidade da Bahia.

Uma internauta brincou sobre os nomes curiosos das ruas e reclamou sobre outras que não foram homenageadas pelos moradores do bairro Gabriela.

"Tem rua Zazá e rua Vila Madalena, mas não tem uma rua Uga Uga ou rua Quatro Por Quatro 😔", lamentou.

Em 2023, um projeto de Lei foi aprovado para modificar uma rua do bairro, que se chamava "Anjo Mau", também em homenagem a uma novela.

Segundo informações da Prefeitura de Feira de Santana, a proposta foi uma iniciativa do vereador Ron do Povo (MDB), a pedido dos próprios moradores, que não gostavam do nome. A mudança aconteceria para o nome original: "rua Paraíso". O PL seguiu para sanção do Poder Executivo.

O g1 entrou em contato com a gestão municipal para saber se a rua teve o nome alterado e aguarda retorno.

Além de "Rei do Gado" e "Anjo Mau", entre as novelas homenageadas com nomes nas ruas estão clássicos como "Vale Tudo", "Zazá", "Bem Amado", "Laços de Família" e “Avenida Brasil”. Assim como outras mais recentes, como "Flor do Caribe" e "Salve Jorge".

De acordo com o historiador Carlos Alberto Alves Lima, quando a cidade de Feira de Santana começou a crescer, no lado da periferia, foi no mesmo momento em que a primeira versão da novela Gabriela estreou, em 1975, e estava no auge nas televisões das residências dos feirenses.

Por causa disso, os moradores tiveram a ideia de colocar o nome da obra no bairro, que na verdade, antes era um loteamento.

"Dentro dessa ideia de colocar o nome do loteamento como Gabriela, surgiu a iniciativa de também colocar os nomes das novelas nas ruas. No início dos anos 2000, o local foi oficializado como bairro e teve até uma expansão, como Gabriela II. A tradição se manteve e, nesta área nova, também possui ruas com nomes de novelas mais atuais", contou.

Em 2018, oito ruas do bairro Gabriela foram pavimentadas, após moradores sofrerem por muitos anos com ruas sem asfalto. Em dias chuvosos, a lama e poças d’água tomavam conta das vias.

As ruas que receberam pavimentação foram: Torre de Babel, Corpo Dourado, Vila Madalena, Esplendor, Laços de Família, Salve Jorge, Flor do Caribe e Rei do Gado.

Em Feira de Santana, as ruas com nomes inusitados não se resumem apenas ao bairro Gabriela.

Confira abaixo:

  • Bairro Fraternidade: ruas com nomes de Salmos;
  • Bairro Queimadinha: ruas com nomes dos estados do Brasil;
  • Bairro Campo Limpo: ruas com nomes de peças de avião ou temas ligados à aviação;
  • Bairro Cidade Nova: ruas com nomes dos jogadores campeões pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970.

4 comentários:

  1. Feira de Santana é linda, desenvolvida e rica... bons tempos quando ainda se podia comparar com Itabuna que acabou ficando muito pra tras... Itabuna hj é um cara dos anos 80 sem camisa, com bermuda tactel e rastando chinelo preso com prego, enquanto Feira e um cara passando de carro na mesma rua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tabocas nem sequer tem água, apesar de propagar uma barragem a menos de 50 quilômetros. Ruas esburacadas, lixo por todos os lados, esgotos a céu aberto e o que é chamado de progresso são as maquiagens em algumas ruas e borra de asfalto com prazo de duração de três dias. O futuro de Tabocas morreu no passado. Resta apenas as recordações e lamentações.

      Excluir
  2. Perda de tempo com uma materia fútil dessa, internet tá cheia de bobagens

    ResponderExcluir
  3. A rua quatro por quatro não terá asfalto kkkk

    ResponderExcluir