Lançado neste mês, o Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2024 deu notas para todos os municípios brasileiros a partir da análise de indicadores sociais e ambientais. A ferramenta, criada nos Estados Unidos, já foi aplicada em diversos países desde que foi criada, em 2013. A Bahia ficou entre os 10 estados com as piores notas, com a média de 57,85. Mesmo assim, cidades baianas apresentaram bons desempenhos. É o caso de Vitória da Conquista, na região sudoeste, que teve a maior média do estado.
Entre os parâmetros analisados para a elaboração do IPS estão: moradia, educação, segurança e saúde. O objetivo da pesquisa é medir os resultados dos investimentos sociais feitos nos municípios. Foram 53 componentes utilizados e nenhum deles relacionado a renda, como explica Beto Veríssimo, coordenador do IPS Brasil 2024.
“A economia é um fator muito importante, mas a metodologia do IPS global exclui, de propósito, os indicadores econômicos para, depois, fazer análises de comparações. Quando analisamos cidades com os mesmos PIBs [produto interno bruto] vemos que eles não são suficientes para explicar a qualidade de vida das pessoas”, diz. É o caso Caxambu (MG) e Colniza (MT), que têm o mesmo PIB. Mas o primeiro está na lista das 20 melhores notas e, o segundo, na lista dos 20 piores.
Na Bahia, os piores desempenhos foram em acesso à educação superior (33,99), direitos individuais (35,67) e segurança pessoal (42,2). A nota máxima para cada um deles é 100. Os três indicadores puxaram a média da Bahia para baixo, que ficou em 57,85 – inferior à nota geral do Brasil (61,83). O estado ocupa a 19º posição no ranking de estados.
Confira abaixo a lista das cidades com os melhores índices de desenvolvimento social da Bahia
- Vitória da Conquista ……………………..64,03
- Salvador ……………………………………..63,73
- Francisco do Conde ………………………63,54
- Barreiras ……………………………………..63,31
- Abaíra …………………………………………63,26
- Brumado ……………………………………..62,94
- Igaporã ………………………………………..62,10
- Jaguarari………………………………………61,95
- Licínio de Almeida ………………………..61,73
- Itabuna ……………………………………….61,55
Deveria aproveitar a "matéria pronta" (q está boa, inclusive!) e destacar como estão as principais cidades da região.
ResponderExcluirPor exemplo, qual posição Itabuna ocupa nesse ranking??? E Ilhéus? E Buerarema? E Ibicaraí? Ubaitaba? Ubatã? Ipiaú? Itagibá? Coaraci? Uruçuca? Itajuípe?...
Dava pra fazer uma matéria um pouco mais completa, contextualizando a região, Jel!
#FicaADica
Abraços
VC É CEGO PORRA? ITABUNA ESTA EM.DECIMO, ACEITA OU SURTA.
ExcluirDEVERIA MOSTRAR O RANKING TODO.
ResponderExcluirITABUNA NEM APARECE NAS 50.
ITABUNA ESTÁ DESTRUÍDA, SO QUEM SE DÁ BEM É UM GRUPINHO.
QUE MAMA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, COM SEUS CARRÕES IMPORTADOS MANSÕES EM CONDOMÍNIOS FECHADOS E BEIRA DE PRAIA.
E A CIDADE SEGUE COM ESQUEMAS DE ALUGUÉIS PRA PREFEITURA. CARROS ALUGADOS AOS MONTES PRA CAMPANHAS POLÍTICA.
ABRE O OLHO ITABUNENSE, O ROMBO FICARÁ PRA GERAÇÕES.
E O LEGAGO FICARA OS BURACOS E O PÉSSIMO ATENDIMENTO NA SAÚDE.
VERDADE CAMARADA
ExcluirVC É CEGO PORRA? ITABUNA ESTA EM.DECIMO, ACEITA OU SURTA.
ExcluirO estado tem 417 municípios e só cinco cidades tem as melhores condições de vida. O site posta como se fosse algo bom é uma vergonha isso.
ResponderExcluirMentira ,,,eu vi ,itabuna nem aparece, informação fake.
ResponderExcluirSó pesquisar, ranking das cidades baianas.
ResponderExcluirIsso aí é balela.
Itabuna kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirJá morei em Licínio de Almeida e atualmente resido em Itabuna, e posso afirmar com conhecimento de causa: nenhuma das duas pode figurar em qualquer ranking onde se mede qualidade de vida nas cidades. As duas, cada uma em sua realidade, são carentes em todos os índices que supostamente garantem boa qualidade de vida para a população.
ResponderExcluirPOR QUE SERÁ QUE OS BOZZOLÓIDES NÃO CONSEGUEM ENTENDER UMA MATÉRIA JORNALISTICA? O LEVANTAMENTO NÃO É DO BLOG, PORTANTO É SÓ PROCURAR A FONTE E VERIFICAR OS MUNICÍPIOS QUE QUEREM SABER. PARA OS QUE NÃO AMAM ITABUNA A MATÉRIA ESCLARECE QUE O MUNICÍPIO FICOU EM 10º LUGAR MELHOR PARA VIVER; À FRENTE DE ILHÉUS, CAMAÇARI, JUAZEIRO, ETC. ESTÃO CEGOS? PODEM MUDAR PARA BARRO PRETO, JUSSARÍ OU CONCHICHINA.
ResponderExcluirConsideremos o principal Item da avaliação: SEGURANÇA. Qual cidade no estado da Bahia o cidadão pode se sentir tranquilo? Pior, quais parâmetros foram avaliados e comparados para apontar Salvador como a segunda cidade com o melhor índice de vida, sendo que o terror das guerras entre facções estabelece a rotina infernal dos habitantes?
ResponderExcluirVitória da Conquista parece mesmo uma boa cidade para se morar, muito bem estruturada. Porém, o povo de lá, é muito metido e isso, tira muito da qualidade de vida, isso acabar por arruinar as relações, que em questão de emprego, eles dificultam, colocam barreiras. Minha família foi muito humilhada naquele lugar, e por buscar emprego mesmo! São os chefes que se acham donos do mundo.
ResponderExcluirEsse ranking está muito contraditório em suas regras básicas. A inclusão de Salvador em segundo e Itabuna em décimo lugar é absurda. Hoje Salvador é a capital brasileira dos criminosos e em Itabuna, além de ruas esburacadas, as pessoas pagam as contas e não levam o produto: ÁGUA!
ResponderExcluirItabuna e uma vergonha alheia isso sim
ResponderExcluirSe preocupem não o legislativo pancadinha vai colocar em 0 lugar
ResponderExcluirColocaram Itabuna em 10 so pra não ficar tão feio...
ResponderExcluirE ainda tem gente q acha q aqui é uma capital + nunca viajou...kkkk
Acorda povo e se preocupa em quem vai votar.. pense nos seus filhos pelo menos, pra eles não terem de ir embora quando crescerem
Não é possível que ainda tem gente que acredita nesses "índices de desenvolvimento"!?Tudo fumaça para esconder o desgraça que é a administração desse estado, que esta indo para o buraco definitivamente. Como povo baiano pode ser tão idiotizado? Dá até vergonha do grau de burrice do meu povo. Como dizia minha avó : "manteiga no bigode do gato"...kkk
ResponderExcluirE os índices do desgoverno do Bozo, como foram nos 4 anos?
Excluir