quarta-feira, 31 de julho de 2024

Bahia só perde para SP em número de celulares roubados, diz pesquisa

A Bahia é um dos estados que registraram os maiores índices de roubos e furtos de celulares em 2023, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

De acordo com a pesquisa, no ano passado foram 46.563 aparelhos roubados, ante 42.230 em 2023, um crescimento de 10,3%. Em números absolutos, o estado só perde para São Paulo, que registrou 137.891 roubos no mesmo período. Segundo o último Censo Demográfico do IBGE, em 2022 a Bahia tinha uma população de pouco mais de 14 milhões de habitantes, enquanto São Paulo contabilizou 44 milhões de pessoas.

O Anuário contabilizou que na Bahia 27.344 celulares foram furtados, uma aumento de 29,7% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 21.081 furtos de aparelhos. O crescimento deste tipo de crime foi o terceiro maior do país, perdendo apenas para Pernambuco (43,5%) e Maranhão (40,7%).

O roubo é caracterizado como a subtração dos bens de outra pessoa com o uso da violência. Já furto envolve a subtração sem nenhum tipo de uso da força ou ameaças. A soma dos dois tipos de crimes na Bahia no ano passado foi de 73.907 contra 63.311, um aumento de 16,7%. O Brasil registrou uma queda de roubos e furtos de celulares, passando de 983.676 em 2022 para 937.294 em 2023, uma diminuição de 4,7%. 

6 comentários:

  1. Tranquilo! Esses números não nos assustam, pois daqui a pouco tempo vamos atingir a liderança. Aliás, já somos campeões em várias modalidades no Índice Petralha de Desenvolvimento-IPD, onde avalia-se o avanço da criminalidade, roubos, tráfico de drogas, decadência, atras... Enfim, o progresso dos petralhas. E, claro, com quase duas décadas sob a batuta dos maestros petralhas, o nosso estado atingiu um estágio de "progresso" extraordinário, segundo avaliação da nossa quadrilha administrante. Assim sendo, só temos motivos para nos orgulhar com a competência e preocupação dos "administradores" com os "infortunados" colegas que odeiam trabalho. Perfeitamente compreensível...!

    ResponderExcluir
  2. É só para tomar uma cervejinha suja de sangue.

    ResponderExcluir
  3. Foram recuperados novos aparelhos do Itapedro! Por que não divulgam divulgam a lista facilmente em algum site para consultarmos pelo IMEI, em relação relação aos aparelhos recuperados em outras cidades, ou aqui, e que são de origem de Itabuna e região! Por que temos que ir a uma delegacia, com tanta tecnologia e se já prestamos queixa formal presencial? Se alguém souber de alguma alternativa que seja disponibilizada pela polícia ou pela justiça, me avise, por gentileza! Facilitem a vida dos cidadãos do bem! Pois, até os dias atuais, estou tendo dor de cabeça, por conta dos maus elementos que furtaram o meu aparelho! Montes de salafrários, vagabundos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, ainda não entendeste como o jogo é jogado? Claro que os meninos sob a proteção do papai Mula tem a prioridade no atendimento, ou seja, eles nunca serão incomodados...

      Excluir
  4. Pior é o ladrão de joias, e os filhos corja de vagabundos. Faz o L gado, faz, kkk

    ResponderExcluir
  5. Pessoal! Piores são todos que nos roubam, independente às suas convicções político-partidárias! Parem de pensar só no nariz de vocês! Sejamos unidos, iguais os políticos!

    ResponderExcluir