segunda-feira, 17 de junho de 2024

Opinião: Eleições de outubro são pedágio para 2026, por isso PSD, Avante e PP se mantém relevantes na Bahia

A Bahia tem 417 municípios e o nível de organização dos partidos políticos é tão impressionante que parte deles não sabia o número de prefeituras sob o comando de filiados. O levantamento realizado pela equipe de política do Bahia Notícias atualizou a situação das legendas e ainda permitiu uma análise de como cada sigla chega para disputar a eleição em outubro, mostrando forças já conhecidas e retrações significativas.

O PSD continua como a maior força eleitoral do interior da Bahia. Apesar de não estar tão representada nas maiores cidades, o partido comandado pelo senador Otto Alencar detém o controle de 30% das prefeituras baianas. Por isso houve tanto receio, ainda em 2022, de um eventual rompimento - tanto que houve uma escolha por parte do então governador da Bahia, Rui Costa (PT), quando provocou a tensão que culminou com a saída do PP da base aliada. Otto e o PSD são poderosos demais para se ter como adversários, razão pela qual os olhos sobre a sigla ficarão alerta para como os social-democratas devem emergir das urnas. Afinal, 2024 é o pedágio para o próximo pleito estadual.

O PP deixou de ser uma segunda força. Perdeu o posto para o Avante, especialmente após a migração de Ronaldo Carletto entre as siglas. Parte disso é explicada pela mudança brusca de direção há dois anos, quando os progressistas se tornaram oposição. O Avante tem todas as condições de ocupar a vaga do tão falado “tripé” que, por oito anos, deu sustentação a Rui. Vai depender do próprio desempenho, já que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) deu total aval para que Carletto e cia fizessem o movimento de atração de tantos prefeitos.

Entre os partidos que gravitam em torno do governo baiano, o PT, que ocupa o Palácio de Ondina há 18 anos, é a última perna entre as grandes legendas em número de prefeitos. Está longe de ter a pujança da última década, mas pode sair revigorado das urnas, especialmente com o argumento dos benefícios de uma eleição casada com o governo federal e estadual - simplório, mas que tem efeito eleitoral. A ideia do “time de Lula” é a grande aposta, tanto que os petistas abriram mão em Salvador, enquanto investem pesado nessa estratégia em outros municípios, como Feira de Santana e Vitória da Conquista, para focar nos maiores.

Outrora poderoso, o PP ainda controla um número expressivo de prefeituras. É o maior entre aqueles da oposição formal e o próprio jogo dúbio dos representantes do partido gera uma instabilidade que o impede de ser o “maioral” entre os adversários do PT. Tanto que, apesar de controlar muito mais prefeituras, dificilmente os progressistas são considerados efetivamente opositores e têm voz ativa para criticar o governo. É comum, inclusive, ouvir filiados à legenda tecendo elogios rasgados a Jerônimo, Rui, etc. Tal qual o PSD, todavia, a sigla controla pequenos municípios e é relevante para quem tem interesse em circular pelo interior da Bahia. Tal qual os social-democratas e o Avante, pode sair das urnas como um coadjuvante de luxo para 2026.

A lógica do governismo é o que faz a oposição ser tão diminuta na Bahia. O partido que melhor cristaliza o papel de adversário do PT, o União Brasil, controla pouco mais de 7% dos municípios baianos - apesar de comandar as maiores populações. É muito pouco e explicita como o sistema partidário e a própria democracia brasileira não vive lá seus melhores momentos. Lembremo-nos que ACM Neto (União) e Jerônimo Rodrigues tiveram percentuais bem parecidos nas urnas e nem de longe o ex-prefeito de Salvador mantém ascendência sobre 50% das prefeituras.

Em outubro, teremos um novo mapa partidário entre as prefeituras da Bahia. Esse pedágio a ser pago para 2026 é o caminho mais curto para entendermos como os caciques vão se comportar na construção das alianças para o próximo pleito. Conquistar prefeituras é uma parte importante nisso tudo. E os envolvidos sabem bem disso. (Bahia Noticias)

7 comentários:

  1. Esse PP só tem bandidos

    ResponderExcluir
  2. No Brasil nós não temos organizações representativas dos anseios de uma sociedade cada vez mais composta por idiotas, otários, enrgúmenos, ignorantes estúpidos e analfabetos, temos sim, um conjunto de organizações de safados, interesseiros, preguiços, malandros, vbagabundos e parasitas. Todos com um objetivo bastante claro: enganar, explorar a ignorância e viver à larga às custas de um povo que somente serve para ser escravo e sustentar seus algozes. Um povo que jamais se desenvolve para ter uma vida pelo menos digna, utilizando um sistema de saúde humano, uma educação avançada capaz de prepárar a juventude para ter um FUTURO. Mas, o que nos resta? Apenas sonhos, esmolas, paredões com obscenidades e festas com cantores e bandas que preenchem a ausência de cérebro. O básico é composto por um corote de marafu, um pão com mortadela de gordura e as promessas de que amanhã o pesadelo de hoje será eternizado... E a isto chamamos de realidade do demônio. Daqui a pouco estaremos desejando o fim dos tempos. Afinal, para que nos serve as eleições se os candidatos e os vencedores não são escolhidos por NÓS... ELEITORES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou um bolsominion desgostoso da vida

      Excluir
    2. A ESQUERDA NÃO TEM CULPA DO SEU FRACASSO, DA SUA INCOMPETÊNCIA. O Brasil saiu da 13ª economia em que seu mito deixou o país para, em um ano e meio como a 8ª economia mundial, no governo por vc alegado como incompetente. PESSOAS FRACASSADAS, TENDEM A ACHAR UM CULPADO PELA VIDA MEDIOCRE QUE TEM.

      Excluir
    3. (08;28) Por seres um asno, compreendo perfeitamente o seu posicionamento de quatro. Zurre de felicidade, vez que, sentes a felicidade adentrando feito chibata em brasa. Não esqueça de usar as ferreaduras novas, o cabresto, a cangalha e os caçuás. Boa sosrte!
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  3. Vamos voltar com o ladrão de joias, que todos os problemas do Brasil serão resolvidos. Vamos privatizar tudo, e entregar o patrimônio de todos os brasileiros aos santos e abnegados "empresários", que os preços se alto regularão. Vai procurar uma rola, junto que seu deus Bolsonaro, Silas Malafaia e os corruptos empresários da fé, que controla o gado evangélico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Asno somente zurra e repete a mesma tonalidade. Treine um novo modo de zurrar! Assim todos notam de pronto que és um jumento...

      Excluir