A Bahia tem 417 municípios e o nível de organização dos partidos políticos é tão impressionante que parte deles não sabia o número de prefeituras sob o comando de filiados. O levantamento realizado pela equipe de política do Bahia Notícias atualizou a situação das legendas e ainda permitiu uma análise de como cada sigla chega para disputar a eleição em outubro, mostrando forças já conhecidas e retrações significativas.
O PSD continua como a maior força eleitoral do interior da Bahia. Apesar de não estar tão representada nas maiores cidades, o partido comandado pelo senador Otto Alencar detém o controle de 30% das prefeituras baianas. Por isso houve tanto receio, ainda em 2022, de um eventual rompimento - tanto que houve uma escolha por parte do então governador da Bahia, Rui Costa (PT), quando provocou a tensão que culminou com a saída do PP da base aliada. Otto e o PSD são poderosos demais para se ter como adversários, razão pela qual os olhos sobre a sigla ficarão alerta para como os social-democratas devem emergir das urnas. Afinal, 2024 é o pedágio para o próximo pleito estadual.
O PP deixou de ser uma segunda força. Perdeu o posto para o Avante, especialmente após a migração de Ronaldo Carletto entre as siglas. Parte disso é explicada pela mudança brusca de direção há dois anos, quando os progressistas se tornaram oposição. O Avante tem todas as condições de ocupar a vaga do tão falado “tripé” que, por oito anos, deu sustentação a Rui. Vai depender do próprio desempenho, já que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) deu total aval para que Carletto e cia fizessem o movimento de atração de tantos prefeitos.
Entre os partidos que gravitam em torno do governo baiano, o PT, que ocupa o Palácio de Ondina há 18 anos, é a última perna entre as grandes legendas em número de prefeitos. Está longe de ter a pujança da última década, mas pode sair revigorado das urnas, especialmente com o argumento dos benefícios de uma eleição casada com o governo federal e estadual - simplório, mas que tem efeito eleitoral. A ideia do “time de Lula” é a grande aposta, tanto que os petistas abriram mão em Salvador, enquanto investem pesado nessa estratégia em outros municípios, como Feira de Santana e Vitória da Conquista, para focar nos maiores.Outrora poderoso, o PP ainda controla um número expressivo de prefeituras. É o maior entre aqueles da oposição formal e o próprio jogo dúbio dos representantes do partido gera uma instabilidade que o impede de ser o “maioral” entre os adversários do PT. Tanto que, apesar de controlar muito mais prefeituras, dificilmente os progressistas são considerados efetivamente opositores e têm voz ativa para criticar o governo. É comum, inclusive, ouvir filiados à legenda tecendo elogios rasgados a Jerônimo, Rui, etc. Tal qual o PSD, todavia, a sigla controla pequenos municípios e é relevante para quem tem interesse em circular pelo interior da Bahia. Tal qual os social-democratas e o Avante, pode sair das urnas como um coadjuvante de luxo para 2026.
A lógica do governismo é o que faz a oposição ser tão diminuta na Bahia. O partido que melhor cristaliza o papel de adversário do PT, o União Brasil, controla pouco mais de 7% dos municípios baianos - apesar de comandar as maiores populações. É muito pouco e explicita como o sistema partidário e a própria democracia brasileira não vive lá seus melhores momentos. Lembremo-nos que ACM Neto (União) e Jerônimo Rodrigues tiveram percentuais bem parecidos nas urnas e nem de longe o ex-prefeito de Salvador mantém ascendência sobre 50% das prefeituras.
Em outubro, teremos um novo mapa partidário entre as prefeituras da Bahia. Esse pedágio a ser pago para 2026 é o caminho mais curto para entendermos como os caciques vão se comportar na construção das alianças para o próximo pleito. Conquistar prefeituras é uma parte importante nisso tudo. E os envolvidos sabem bem disso. (Bahia Noticias)
Esse PP só tem bandidos
ResponderExcluirNo Brasil nós não temos organizações representativas dos anseios de uma sociedade cada vez mais composta por idiotas, otários, enrgúmenos, ignorantes estúpidos e analfabetos, temos sim, um conjunto de organizações de safados, interesseiros, preguiços, malandros, vbagabundos e parasitas. Todos com um objetivo bastante claro: enganar, explorar a ignorância e viver à larga às custas de um povo que somente serve para ser escravo e sustentar seus algozes. Um povo que jamais se desenvolve para ter uma vida pelo menos digna, utilizando um sistema de saúde humano, uma educação avançada capaz de prepárar a juventude para ter um FUTURO. Mas, o que nos resta? Apenas sonhos, esmolas, paredões com obscenidades e festas com cantores e bandas que preenchem a ausência de cérebro. O básico é composto por um corote de marafu, um pão com mortadela de gordura e as promessas de que amanhã o pesadelo de hoje será eternizado... E a isto chamamos de realidade do demônio. Daqui a pouco estaremos desejando o fim dos tempos. Afinal, para que nos serve as eleições se os candidatos e os vencedores não são escolhidos por NÓS... ELEITORES?
ResponderExcluirFalou um bolsominion desgostoso da vida
ExcluirA ESQUERDA NÃO TEM CULPA DO SEU FRACASSO, DA SUA INCOMPETÊNCIA. O Brasil saiu da 13ª economia em que seu mito deixou o país para, em um ano e meio como a 8ª economia mundial, no governo por vc alegado como incompetente. PESSOAS FRACASSADAS, TENDEM A ACHAR UM CULPADO PELA VIDA MEDIOCRE QUE TEM.
Excluir(08;28) Por seres um asno, compreendo perfeitamente o seu posicionamento de quatro. Zurre de felicidade, vez que, sentes a felicidade adentrando feito chibata em brasa. Não esqueça de usar as ferreaduras novas, o cabresto, a cangalha e os caçuás. Boa sosrte!
ExcluirKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Vamos voltar com o ladrão de joias, que todos os problemas do Brasil serão resolvidos. Vamos privatizar tudo, e entregar o patrimônio de todos os brasileiros aos santos e abnegados "empresários", que os preços se alto regularão. Vai procurar uma rola, junto que seu deus Bolsonaro, Silas Malafaia e os corruptos empresários da fé, que controla o gado evangélico.
ResponderExcluirAsno somente zurra e repete a mesma tonalidade. Treine um novo modo de zurrar! Assim todos notam de pronto que és um jumento...
Excluir