sexta-feira, 7 de junho de 2024

Lula sanciona lei de deputado baiano que cria o selo sustentável para o cacau

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, sem vetos, a Lei 14.877/24, que cria os selos de produção sustentável Cacau Cabruca e Cacau Amazônia. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (5). A lei é de autoria do deputado baiano Félix Mendonça Júnior (PDT), e fortalece a economia cacaueira no sul da Bahia.

A legislação prevê que os produtores de cacau e as cooperativas poderão usar o selo na promoção da produção e dos negócios. Ele será concedido ao cacauicultor que cultivar na modalidade cabruca, que preserva a riqueza e a diversidade da Mata Atlântica, como acontece no sul do Estado, ou da floresta amazônica. Além disso, o produtor precisa observar todas as leis ambientais e trabalhistas nacionais, estaduais e municipais.

“Os selos serão concedidos por órgão ambiental federal, a partir de solicitação do produtor e mediante o pagamento de preço público ou tarifa. A validade será de dois anos, podendo ser renovada indefinidamente, mediante avaliação e vistoria”, explicou Félix, cujo projeto de lei foi aprovado tanto na Câmara quanto no Senado.

Os critérios técnicos para a certificação serão estabelecidos em regulamentação posterior. Caso o produtor, durante o prazo de validade do selo, descumpra os critérios para a certificação, o órgão federal deverá cassar o direito de uso.

5 comentários:

  1. Já o da pancadinha quer criar lei de son alto até 5 da manhã quem trabalha que lute

    ResponderExcluir
  2. Esse tal do L é mais que um Pai !!!

    ResponderExcluir
  3. esse deputado E difençeado o pai dele foi o melhor PREFEITO de itabuna e como deputado ele esta fazendo a diferença para a nossa regiâo

    ResponderExcluir
  4. Apenas criou mais uma forma de "plantar" mais um imposto sobre a já combalida cacauicultura, atividade que foi duramente golpeada por sicários petralhas do inferno com a finalidade de conquistarem o estado da Bahia. Se realmente tivessem o objetivo de recuperar a atividade cacaueira, deveriam reestruturar a Ceplac em um novo formato voltado especialmente para a pesquisa e assistência técnica e tecnológica aos produtores. Este expediente aprovado e sancionado pelo Ladrão é apenas mais um engodo para ativar a sanha dos bajuladores "jabazentos"! E ainda tem jumentos que acham isto muito bom. Basta perguntar-lhes um motivo benéfico e eles surtam e disparam a zurrar enlouquecidos ameaçando chifrar inocentes cristãos. Cruz credo!

    ResponderExcluir
  5. Lula,o melhor presidente da história do Brasil. Aceita que dói mais.kkkkkk!

    ResponderExcluir