segunda-feira, 3 de junho de 2024

Forças Armadas vão permitir alistamento militar feminino pela 1ª vez na história

Pela primeira vez na história, as Forças Armadas vão permitir que as mulheres participem do alistamento militar para o ingresso na carreira de soldado. A decisão foi tomada pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, em conversa com os comandantes militares.

O alistamento feminino será voluntário e, segundo os planos do órgão, deve ser permitido às mulheres que completarem 18 anos em 2025. A previsão é que as alistadas entrem nas fileiras das Forças Armadas em 2026.

O modelo proposto é semelhante ao dos homens, mas neste caso sem a obrigatoriedade das mulheres se apresentarem às Forças. O plano ainda sofre divergências entre os chefes militares em relação à quantidade de vagas que devem ser reservadas às mulheres.

Múcio havia determinado que as vagas reservadas ao grupo feminino crescessem gradativamente até alcançar 20% das cerca de 85 mil pessoas que entram no serviço militar atualmente.

Segundo o resultado dos estudos do Estado-Maior do Exército, a sugestão é de que sejam abertas de 1 mil a 2 mil vagas para as mulheres em 2025, com prioridade para áreas em que haja presença feminina, como hospitais, escolas e bases administrativas. As informações são da Folha de S. Paulo.

O plano interno é aumentar gradativamente as vagas até chegar a 5 mil, número menor que o apresentado por Múcio, já que os 20% representam 15 mil vagas no Exército.

Atualmente, as mulheres já são autorizadas a entrar nas Forças Armadas por outros meios, como nas escolas que preparam oficiais. Entretanto, a participação feminina é limitada, sendo a Marinha o órgão que autoriza a atuação do grupo em áreas mais combatentes.

6 comentários:

  1. Homem capina, pinta passeio
    Mulher agora vai ficar bom porque vai lavar os fardamentos, dar prós coronéis e fazer comida kkkk

    ResponderExcluir
  2. EM FIM UMA IDEIA INTELIGENTE DO GOVERNO! PARABENS, AO AUTOR DA IDEIA

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ver quando o Brasil entrar em guerra se essas mulheres vão ir guerriar guerra é coisa seria

    ResponderExcluir
  4. Eu mim alistei fui se apresentar eles mandarao eu voltar e nem mim dero a minha resevista eu so tenho o comprovante de alistamento no serviço militar

    ResponderExcluir
  5. Eu não servir o exército sera que eles podem mim chamar pra servir o exército já estou com 37 anos

    ResponderExcluir
  6. Depois que foram alçados à honrosa categoria de "frouxas armadas", esta foi a melhor providência adotada. Pelo menos o pessoal de saia vai garantir a motivação do alistamento e da convocação e, caso o país entre em guerra com velhinhos de bengala, adolescentes desocupados e moradores de rua, não passará tanta vergonha após a derrota.

    ResponderExcluir