quinta-feira, 9 de maio de 2024

Investimento Federal de R$ 18,3 bilhões impulsionará infraestrutura em 532 municípios Brasileiros

Em um movimento sem precedentes, o Governo Federal anunciou na última quarta-feira (8) um aporte de R$ 18,3 bilhões destinados à infraestrutura nacional. O plano ambicioso visa a construção de 6.050 equipamentos e a execução de obras significativas em 532 municípios por todo o Brasil, com 47 desses municípios localizados no coração da Bahia. O estado será beneficiado com 842 equipamentos e obras, uma iniciativa parte do Novo PAC Seleções, segundo o Ministério das Cidades.

Entre os municípios baianos contemplados, Itabuna, Ilhéus, Cairu, Camacan e Itacaré receberão investimentos focados em obras de contenção de encostas, uma medida preventiva contra desastres naturais. A lista se estende a Itamaraju, Jacobina, Lauro de Freitas, Medeiros Neto, Mutuípe, Salvador, Simões Filho e Teolândia, com Itabuna recebendo também verbas para regularização fundiária.

O governador Jerônimo Rodrigues, presente na cerimônia de anúncio em Brasília, elogiou a iniciativa. “A reintrodução dessa política de investimento em infraestrutura pelo presidente Lula é um marco para o desenvolvimento sustentável,” declarou Rodrigues. “A parceria com o governo federal é essencial, pois municípios e estados não possuem recursos suficientes para tais empreendimentos.”

Rodrigues ressaltou a participação ativa da Bahia em todas as categorias de seleção dos programas, que incluem desde a contenção de encostas até a renovação de frota, passando pela urbanização de favelas, regularização fundiária e o programa Água para Todos. “Nosso compromisso é com o bem-estar dos cidadãos baianos e com o impulso ao crescimento econômico das nossas comunidades,” afirmou.

O Novo PAC Seleções abrange cinco modalidades nos eixos Água para Todos e Cidades Sustentáveis e Resilientes, todas sob a execução do Ministério das Cidades. As modalidades incluem Abastecimento de Água – Rural, Urbanização de Favelas – Periferia Viva, Contenção de Encostas – Prevenção a Desastres Naturais, Regularização Fundiária e Renovação de Frota.

Os projetos selecionados prometem transformar a paisagem urbana com urbanização de favelas, habitação, saneamento básico, eliminação de riscos ambientais e qualificação de espaços públicos, considerando as particularidades regionais e urbanísticas. Além disso, a renovação de frotas de ônibus e trens está prevista para modernizar o transporte público e melhorar a mobilidade urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário