segunda-feira, 15 de abril de 2024

Itabuna: Prisão de Wallace “Beiçola” revela histórico de crimes e ligação com facção criminosa

Wallace Moreira Santos

Neste domingo (13), por volta das 15h30min, após uma denúncia anônima, as guarnições do 15º Batalhão efetuaram a prisão de Wallace Moreira Santos, conhecido como “Beiçola”, de 33 anos.

Beiçola possui um extenso histórico de atividades criminosas, tendo sido detido várias vezes desde a adolescência. Seus crimes incluem homicídio, latrocínio, tráfico de drogas e roubos. Ele é associado à facção criminosa Raio A e tem ligações diretas com o Comando Vermelho. Recentemente, Beiçola estava escondido em uma área montanhosa no Rio de Janeiro e retornou a Itabuna.

O criminoso é considerado o braço direito de Diego Silva Santos, também conhecido como “Babão”. Diego é um interno do Conjunto Penal de Itabuna e lidera a facção Raio A não apenas em Itabuna, mas também em outras cidades da região.

Uma das suspeitas mais recentes envolvendo Beiçola está relacionada a um homicídio ocorrido em 16/03/24. O corpo completamente carbonizado de Roberto Carlos, 22 ano, motorista de aplicativo, foi encontrado dentro do porta-malas de um carro incendiado no bairro São Roque, próximo ao Condomínio Pedro Fonte II (Relembre o caso aqui).

Além disso, Beiçola é conhecido por outros crimes antigos, incluindo o assassinato do eletricista automotivo José Santos Souza (conhecido como “Zé Beré”) em 2009. Ele também foi responsável pelo latrocínio do balconista Miraldo Brito de Oliveira, morto durante um roubo à loja Nailton Peças no Bairro Nova Itabuna em 2011 (Relembre o caso aqui)

No mesmo ano, Beiçola foi apontado como um dos autores do homicídio do segurança Edivaldo Dias da Silva, ocorrido no bairro São Roque.