A Neo Química Arena venceu
a disputa para sediar o primeiro jogo da NFL no Brasil em 2024. Segundo
informações do Estadão, o País receberá o Miami Dolphins, time de futebol
americano, na primeira semana da temporada regular, que acontece em setembro do
próximo ano, em São Paulo.
O estádio do Corinthians
ganhou a concorrência contra dois locais rivais, o Allianz
Parque, do Palmeiras, e o Morumbi, do São Paulo. Embora ainda não existam
detalhes sobre as datas definitivas do jogo, sabe-se que a Arena estará
reservada nos primeiros dias do mês.
A vinda da NFL para o
Brasil é uma iniciativa da Liga de expandir seu mercado para fora dos Estados
Unidos. Ela também visa alcançar o cenário europeu com partidas oficiais, que
já chegaram no final dos playoffs em 2023. No mês de outubro, Londres sediou
uma das partidas, e Frankfurt, na Alemanha, possui um jogo marcado para
dezembro.
Para 2024, além do Brasil,
na Neo Química Arena, outros países estão sendo cotados para receber os times
internacionais. A Espanha é o próximo destino analisado pela National Football
League, com dois estádios para recepcionar as partidas, em Santiago Bernabéu e
Metropolitano.
Segundo maior público fora
dos Estados Unidos
A escolha do Brasil para
iniciar a expansão do mercado da NFL na América Latina não foi casual, visto
que o País possui o segundo maior público fora dos Estados Unidos.
Nas redes sociais, a conta
da NFL Brasil foi a primeira entre todas as mídias internacionais fora do eixo
a alcançar mais de 1 milhão de seguidores.
Além disso, segundo
dados do Ibope Repucom, da última pesquisa divulgada em
fevereiro de 2022, o Brasil tem 35,4 milhões de fãs de futebol americano. Esse
número cresceu consideravelmente na última década, visto que, há dez anos, as
pessoas que declaravam ser fãs de futebol americano eram apenas 3 milhões.
Ivan Martinho, professor
de marketing esportivo pela ESPM, analisa essa expansão de mercado para fora do
território estado-unidense. Segundo sua avaliação, a investida visa aumentar a
base de fãs em todo o globo, e a vinda do jogo em 2024 é a etapa final, visto
que o projeto começou há muitos anos.
A NFL trabalhou
massivamente nas mídias, com parcerias de transmissão com canais de televisão
como a RedeTV, que
permitiu ao público assistir às partidas em canal aberto, além da ESPN, com
cobertura exclusiva e completa.
Dessa forma, ao conquistar
o Brasil e confirmar o jogo na Neo Química Arena, a Liga consolida sua
influência na América Latina, após ter sucesso em chegar no Reino Unido e no
México.
O especialista também
comenta a possibilidade de mais partidas acontecerem em solo brasileiro, uma
vez que existem milhões de fãs e um mercado sólido para trabalhar. Inclusive, é
possível levar a oportunidade para outros estádios e arenas fora do eixo
Rio-São Paulo, chegando ao Norte e Nordeste.
Números de adeptos à
modalidade
No levantamento, que
entrevistou 110,5 milhões de internautas brasileiros com 18 anos ou mais, 32%
declararam ter interesse médio ou alto pela modalidade. Além disso, 51% desse
público é do sexo masculino, sendo 61% entre 18 e 39 anos.
No último Super Bowl, que
aconteceu em fevereiro de 2023, a audiência do jogo entre Kansas City Chiefs e
Philadelphia Eagles ultrapassou 2,5 milhões de pessoas, sendo 19% superior à
final de 2022.
Ainda, vale reforçar que
esse público é engajado nas redes sociais, acompanhando as atualizações da Liga
em suas mídias e participando de NFL
apostas em plataformas esportivas, por exemplo.
Dessa forma, incentivar a
vinda de mais times e mais jogos em solo brasileiro é uma alternativa atrativa
para converter mais receita, atrair mais atletas em potencial e consolidar
estratégias para o segundo maior público telespectador do campeonato.
No futuro, detalhes sobre
o jogo, venda de ingressos e transmissão serão esclarecidos pela NFL Brasil,
mas os fãs de todo o País já aguardam novidades sobre esse evento inédito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário