segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Cidades baianas ganham reforço do fumacê no combate ao mosquito transmissor da dengue

Três cidades da Bahia passarão a contar, a partir desta segunda-feira (19), com o serviço do Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como fumacê, como estratégia de combate ao mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o serviço será aplicado em Wanderley (região oeste), Lajedão (extremo sul) e Morro do Chapéu (na região da Chapada Diamantina).

Sete municípios, segundo a Sesab, também recebem reforço no combate ao mosquito transmissor da dengue: Salvador, Piripá, Encruzilhada, Bonito, Feira de Santana, Jacaraci e Juazeiro.

Segundo a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, para que os municípios utilizem a estratégia do fumacê é necessário que atendam critérios técnicos epidemiológicos.

"O fumacê é o que chamamos de último método a ser utilizado, recorremos a ele quando os outros métodos de controle não são suficientemente eficazes ou viáveis" , comentou.

Entre 1° de janeiro e 10 de fevereiro de 2024, a Bahia registrou 7.355 casos de dengue, um aumento de 4, 8% em relação ao ano passado. Vinte cidades estão em alerta no estado outras vinte e três cidades estão em estado de epidemia. Clique abaixo em Read More e confira as cidades em epidemia.

Anagé

Belo Campo

Bonito

Botuporã

Brejões

Condeúba

Encruzilhada

Feira da Mata

Ibiassucê

Ibicoara

Ibitiara

Igaporã

Ipiaú

Iramaia

Irecê

Jacaraci

Matina

Morro do Chapéu

Mortugaba

Novo Horizonte

Piripá

Rodelas

Vitória da Conquista

Nenhum comentário:

Postar um comentário