Um vira-lata passou por cirurgia e levou sete pontos no focinho após ser agredido em Itabuna, no sul da Bahia. O cachorro, conhecido como Fred, foi socorrido por dois moradores da cidade, na última sexta-feira (16), com corte grande e profundo.
O cão faz parte de uma estatística que só cresce. Em janeiro, por exemplo, o Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental, ligado à Guarda Municipal, registrou 19 ocorrências de maus-tratos a animais em Itabuna.
O veterinário Georgetown Farias, revelou que receber animais vítimas de violência virou rotina. De acordo com ele, não se sabe ao certo como Fred foi golpeado — as hipóteses são de que o cachorro tenha sido ferido com golpes de faca ou facão. "Ele estava com ferida infeccionada, sentindo dor", ressaltou o profissional.
Além do cãozinho Fred, uma gata teve todo o corpo queimado na noite de Natal. Atualmente, a gata chamada Chloe, se recupera sob os cuidados da tutora, a comerciante Suene Vilas Boas, que conta ter feito a adoção logo que a felina recebeu alta.
O cão Fred ainda não teve essa sorte. Um dos homens que o socorreu, o vendedor Emerson Mendes, contou que o animal é cuidado de forma coletiva por condôminos da região.
A expectativa do veterinário, no entanto, é de que um desses moradores possa levar o cachorro para casa para evitar que ele sofra novas agressões ao ficar na rua. Mesmo machucado, o vira-lata é considerado dócil.
Vale lembrar que maltratar animais, bem como abandoná-los, se configura como crime. Sancionada em 2020, a Lei Sansão prevê pena de dois a cinco anos de prisão, além de proibição da guarda e multa para quem pratica abuso e violência contra cães e gatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário