Na tarde desta terça-feira (12), um criminoso de alta periculosidade, identificado como Edinílton Bispo de Jesus, 28 anos, oriundo da capital baiana, morreu em direto confronto com policiais militares em Itabuna.
Desta vez, o caso aconteceu no final da Av. Itajuípe, nas imediações da BR-101. De acordo com informações policiais, Edinilton reagiu a uma abordagem policial, após a guarnição o identificar em atitude suspeita.
O suspeito tentou fugir à bordo de um automóvel Jeep Renegade de placa Mercosul PLT-7H45, e abriu fogo contra os policiais, que revidaram e o atingiram. Ele ainda foi socorrido para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, mas não resistiu aos ferimentos.
Durante a ação policial foram apreendidos em posse de Edinilton, além do Jeep, uma pistola de calibre 9mm, oito munições, das quais, três deflagradas contra os policiais, uma carteira de couro e R$ 50.00, em espécie.
Todo o material apreendido foi apresentado, tanto no Complexo Policial de Itabuna, para formalização no plantão central da Polícia Civil, quanto na sede da Corregedoria da Polícia Militar, procedimento padrão quando há o chamado Auto de Resistência.
Edinilton era popularmente conhecido como Bombom, e integrava organização criminosa. Morador do Monte Serrat em Salvador, tinha contra si, em aberto, um mandado de prisão por tráfico de drogas, expedido pela justiça soteropolitana.
O indivíduo tinha vasto histórico criminal. Em uma das ocasiões em que foi preso, estava em posse de 46 trouxinhas de maconha e R$ 40.00, em espécie, isto no ano de 2017.
Ele já foi flagrado com drogas nos Barris, e na Av. Gal Costa, por exemplo. Também já foi preso por assalto à mão armada, depois que a vítima, após o crime, seguiu Edinilton, identificou seu paradeiro e acionou a Polícia Militar.
Mas os piores dos crimes atribuídos à Bombom, são os vários homicídios por ele praticados, dentre eles, em 2022, o de dois policiais assassinados quando retornavam do enterro de um colega policial, para casa.
Os agentes não estavam em serviço quando foram surpreendidos pelos assassinos, dentre eles, Edinilton Bombom. Um desses policiais vitimados foi Vitor Vieira Ferreira Cruz, de Ubaitaba, onde nasceu, cresceu, e infelizmente retornou para ser sepultado (Relembre aqui).
Vitor Vieira Ferreira Cruz |
Outros dois brutais homicídios ocorreram em 2014, ambos também em Salvador, no bairro em que Bombom morava, Monte Serrat.
Uma das vítimas foi um jovem vulgo Papudo, assassinado a tiros em via pública na Rua Terceiro Barreiro, e outra, um homem apelidado de Guezo, morto a tiros na violenta região da Pedra Furada.
Desta vez, teve fim a sequências de crimes cometidos por este homem. Seu corpo já foi removido para a sede do Departamento de Polícia Técnica de Itabuna. A Polícia Civil investiga qual as ligações do criminoso com outros integrantes de organização criminosa de Itabuna.