Um dos principais nomes da música brasileira e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), o cantor e compositor Gilberto Gil, de 81 anos, recebeu o título "doutor honoris causa", concedido pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, em uma cerimônia realizada nesta nesta terça-feira (31).
A homenagem ao artista baiano foi realizada durante as celebrações dos 50 anos da instituição de ensino, que "reconhece a contribuição do artista para a cultura internacional e o legado que deixa ao longo de várias décadas".
No discurso, Gil agradeceu pela homenagem recebida e exaltou a ligação entre Brasil e Portugal. "Recebo esta honraria como um gesto de amor, encharcado de carinho. A missão de estreitar os laços entre nossos povos irmãos e nossas culturas contíguas", afirmou o artista.
Em uma publicação nas redes sociais, internautas prestaram homenagens a Gil nos comentários. "Todas as as honras, todas as celebrações ao nosso amado Gil, que tanto diz, toca, faz sentir a beleza da vida em nossa alma profunda e ancestral! Viva Gil!!! 👏🏾❤️", escreveu uma seguidora.
"Nossa que momento lindo, histórico e ressignificante! Quanta luta de tantos e de todos, reverenciada nesse nosso Gil, poeta do simples e maestro em tudo que faz 👏 orgulho", disse outra internauta.
A cerimônia contou com a presença de familiares de Gilberto Gil: a esposa, Flora Gil, os filhos João Gil, Bem Gil e Maria Gil, além dos netos Bento Gil e Flor Gil.
O cantor e compositor Gilberto Gil foi eleito por maioria absoluta para ocupar a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras no dia 11 de novembro de 2021, com 21 votos. A cadeira pertencia ao jornalista Murilo Melo Filho.
Em 64 anos de carreira, Gil reúne mais de 70 discos gravados, parcerias inesquecíveis e canções que viraram hinos. O artista também escreveu e publicou livros sozinho e em parceria com outros autores.
Gil foi ministro da Cultura, de 2003 a 2008, e usou a política para promover a arte brasileira. "Sou um agente cultural por força do trabalho que faço, por força da representação que tenho. Essa palavra ‘cultura’, nesse sentido do cultivo da qualidade humana, da humanidade em cada um de nós, isso é um interesse que eu sempre tive”, declarou Gilberto Gil ao se tornar imortal da ABL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário