Nesta segunda-feira (13), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta vermelho para 14 estados e o Distrito Federal devido à intensificação da onda de calor, estendendo o período de alerta até sexta-feira (17). Inicialmente, o alerta abrangia seis estados e o DF, com término previsto para quarta-feira (15).
O Inmet emite alertas dessa magnitude apenas quando há a previsão de um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrerem danos significativos e acidentes, representando riscos à integridade física ou até mesmo à vida humana”.
Embora as altas temperaturas no Brasil durante esta época do ano sejam comuns devido à aproximação do verão, a situação atual está sendo agravada pelo fenômeno El Niño, que aquece as águas dos oceanos. Além disso, as recentes crises climáticas causadas pelo efeito estufa também contribuem para a intensificação das ondas de calor.
Diante desse cenário, o Inmet aconselha a população a manter-se hidratada, evitar atividades físicas e exposição ao sol durante os horários mais quentes do dia, além de utilizar hidratantes para a pele e umidificadores de ar no ambiente.
Os estados em alerta vermelho devido ao calor são: Amazonas, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Espírito Santo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário