Jequié é cidade mais violenta do Brasil, segundo dados divulgados em julho deste ano pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O ranking leva em consideração os municípios que possuem mais de 100 mil habitantes.
Segundo a Polícia Civil, entre os mortos estão uma criança de 5 anos, um idoso e uma gestante de nove meses. As vítimas faziam parte de uma comunidade cigana.
De acordo com o levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Jequié tem taxa de 88,8 mortes violentas intencionais para cada 100 mil habitantes.
O dado leva em conta homicídios dolosos (incluindo feminicídios, que são homicídios qualificados); lesões corporais que terminam com a morte da vítima; latrocínios, que é quando a vítima é assassinada para que o roubo seja concluído; mortes de policiais e assassinatos cometidos por policiais.
Por coincidência, Jequié é a cidade onde morava atualmente o médico ortopedista Perseu Ribeiro Almeida, morto a tiros em um quiosque no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira. 'Atendia até quem não podia pagar', diz amigo de médico baiano morto em quiosque no RJ
Apesar do índice alto na taxa de mortes violentas, Jequié nem figura na lista das 10 maiores cidades baianas, com base no Censo 2022, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além dela, outras 11 cidades baianas estão no ranking, fazendo a Bahia ser o local que mais aparece na lista.
Ainda de acordo com o fórum, a Bahia registrou 6.659 mortes violentas intencionais em 2022. Os dados colocam o estado como líder no ranking nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário