Um grupo de 47 migrantes indígenas venezuelanos chegaram na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, nesta quarta-feira (04). Segundo a prefeitura da cidade, o grupo composto por 29 crianças e 18 adultos vieram de Santo Antônio de Jesus, cidade do recôncavo baiano.
Os venezuelanos chegaram em Santo Antônio de Jesus em setembro do ano passado. Eles passaram a primeira noite na rodoviária do município, o que chamou a atenção dos órgãos da cidade.
Segundo um dos integrantes do grupo, Mário Matos, a falta de dinheiro foi determinante para a mudança de cidade. O objetivo do grupo é chegar em Eunápolis, no extremo sul do estado, onde pretendem encontrar emprego.
"Ficamos sem água, sem luz, e por isso saímos de Santo Antônio. Queremos chegar em Eunápolis", contou.
Eles chegaram em Itabuna, nesta quarta, depois de percorrer 246 km de ônibus. Ao desembarcar na rodoviária da cidade, os venezuelanos foram acolhidos provisoriamente no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).
Depois, eles receberam alimentação e passaram por procedimentos médicos, como testagem contra a Covid-19 por enfermeiros do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a prefeitura, muitos dos estrangeiros estão com a documentação de migração expirada e, por isso, foi preciso acionar o núcleo da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) para providenciar a regularização.
Além disso, a prefeitura afirmou que a chegada dos indígenas será comunicada pela Prefeitura ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário