sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Funcionários da Santa Casa de Itabuna denunciam atrasos salariais e em repasse de verbas retroativas

A equipe de reportagem do Verdinho Itabuna foi acionada nesta quarta-feira (11), por três funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, lotados no Hospital Calixto Midlej Filho, que pretendem denunciar atrasos de repasses salariais e de verbas as quais têm direitos legais.

De acordo com os relatos dos denunciantes, que preferiram não se identificar alegando receio de represália, a instituição ainda não pagou o salário referente ao mês de setembro, tampouco o retroativo do piso salarial de Enfermagem. 

O agravante para os colaboradores, ainda de acordo com tais relatos, é que o Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães já quitou todos os valores aos quais seus funcionários têm direito, mas que a diretoria da Santa Casa faz várias reuniões, mas nada de pagamento. 

Além disso, os denunciantes evidenciam a fraqueza do sindicato que os compete, não intervindo em favor de sua classe trabalhadora. O Verdinho Itabuna estabeleceu contato com a assessoria de comunicação da Santa Casa de Misericórdia, que manifestou-se por meio de nota, que pode ser conferida, na íntegra, abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O PISO NACIONAL DA ENFERMAGEM

A Santa Casa de Itabuna esclarece que, somente na última sexta-feira, dia 06/10/2023, por meio do Oficio nº 312/2023 da Secretaria de Saúde de Itabuna, teve acesso as informações de identificação individualizada dos beneficiários da classe de enfermagem. 

Já o crédito financeiro foi feito apenas no dia 10/10/2023, no final da tarde. Informa também que outras instituições em municípios baianos tiveram acesso à informação com antecedência, o que não ocorreu com relação à SCMI. 

No entanto, diante da relevância do assunto em questão e, por acompanhar outras instituições do país, a Santa Casa percebeu informações divergentes entre os dados encaminhados pela Instituição ao Município, e este para a União.

A Santa Casa cita que recebeu o repasse referente ao período de 05/2023 a 09/2023, e ao analisar os dados recebidos, identificou inconsistências, como: Funcionários admitidos no mês 07/2023, que o recurso chegou com como se estivessem contratados desde o mês 05/2023;

Funcionários informados ao MS, que não chegou recursos para realização do repasse; Mudança de cargo do funcionário, que impactou no aumento do valor do salário base, assim como a data da mudança da função. 

Contudo, na planilha do MS, por CPF, não foi observada esta variação, que impactou em repasses de valores menor; Recursos para profissionais que não têm direito ao recebimento dos valores retroativos e o não envio de verba para aqueles que realmente faz jus ao pagamento; Há casos também em que o total repassado está abaixo ou acima do valor que trabalhador tem direito A Santa Casa esclarece que, nesta quinta-feira (11), reuniu-se com representantes dos sindicatos de enfermeiros (SEEB) e dos técnicos de enfermagem (SINDTAE) para repassar todas as inconsistências constatadas. 

Na oportunidade, foi informado como seria feito o tratamento dessas inconsistências. Durante a reunião, os representantes dos trabalhadores informaram que o município havia recebido a segunda parcela dos repasses no dia 29 de setembro. 

A Santa Casa informa ainda que, concluído o trabalho de verificação da situação individualizada, realizou o repasse para todos os profissionais em que não foram identificadas inconsistências. Os demais casos, que representa um pequeno grupo, serão tratados com cada profissional. 

Diretoria Financeira
Amilton Fiaes

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITABUNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário