Uma menina de 5 anos morreu horas depois de ter sido picada por um escorpião enquanto brincava com outras duas crianças. O caso ocorreu na cidade de Barreiras, no oeste baiano, e o corpo dela foi sepultado no domingo (27). A vítima foi identificada como Ágata Sofia Fernandes da Silva.
De acordo com Larissa Fernandes, tia da criança, a situação ocorreu por volta das 17h de sexta-feira (26), quando a garota estava na frente da casa de uma vizinha, no bairro Arboreto 1. Ela foi até os fundos do imóvel pegar um brinquedo, quando foi picada no pé.
À noite, a vítima começou a ter delírios e episódios de vômito, além de ficar com o corpo roxo. Diante disso, a mãe dela pediu socorro a um vizinho, que a levou para o Hospital do Oeste, no mesmo município. Ágata Sofia morreu na unidade, no sábado (26). A picada por um escorpião como causa do óbito foi apontada no laudo cadavérico fornecido pelo hospital, conforme a família.
Entre janeiro e agosto deste ano, 15 pessoas morreram após ataques por escorpiões na Bahia, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado (Sesab). O número de óbitos registrados em 2023 chama a atenção porque está próximo do que foi contabilizado em todo o ano passado, quando 20 pessoas morreram. No início desse mês, um bebê de 2 anos morreu após suspeita de picada de escorpião em Ibirapuã, no extremo sul da Bahia.
Na Bahia, são encontradas duas espécies: escorpião-marrom e o escorpião-amarelo-do-nordeste.
Como proceder em caso de acidente?
As medidas devem ser adotadas de imediato e o tratamento instituído o mais rápido possível após o acidente. O que fazer?
- Limpar o local com água e sabão;
- Procurar orientação médica imediata e mais próxima do local da ocorrência do acidente, como: posto de saúde ou hospital de referência;
- Se for possível, capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde, pois a identificação do escorpião causador do acidente pode auxiliar o diagnóstico;
- Em alguns casos, o médico poderá indicar o uso de soro antiescorpiônico para tratar os acidentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário