O Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, emitiu um alerta amarelo nesta manhã de domingo (27), com previsão de chuvas intensas e de perigo potencial. Visto que nas últimas 24h alguns desastres foram noticiados e registrados em redes sociais.
A exemplo da cidade de Itapetinga, que fica aproximadamente a 143 km de Itabuna. As chuvas e a forte ventania que atingiram a cidade na noite de ontem causaram, mais uma vez, estragos à população. Muitas árvores caíram, prejudicando trânsito e destruindo redes de energia. Postes também foram derrubados.
Diversas casas foram destelhadas, mas o município não registra nenhum caso de desabrigados. Quatro famílias ficaram desalojadas, mas estão acolhidas em casas de familiares.
A prefeitura da cidade emitiu nota, avisando que a situação meteorológica tem potencial de tornar-se perigosa, e é um aviso para manter-se informado sobre as condições de mudanças rápidas e não correr risco desnecessário.
De acordo com o instituto, há possibilidades de chuvas entre 20 a e 30 mm/h, ou seja, chuva intensa que registra um grande volume de água em curto espaço de tempo. Ainda no alerta meteorológico, o baixo risco de corte de energia, queda de galhos de arvores, alagamentos e descargas elétricas. Todo o contexto citado anteriormente, ocorreu na noite anterior, sábado (26), na cidade dos itapetinguenses.
As equipes da prefeitura de Itapetinga estão nas ruas. Ainda durante a noite de ontem, a Comutran - Coordenadoria Municipal de Trânsito, isolou as áreas que apresentaram riscos. A secretaria de meio ambiente fez podas e retirada dos galhos caídos, o grupo da infraestrutura avaliou estragos e agiu para reduzir de forma temporária os danos, a Defesa Civil visitou áreas mais afetadas e segue, junto com o corpo de Bombeiros de Itabuna, fazendo rondas para identificar riscos à população.
Além desta cidade, o alerta amarelo abrange Vitória da Conquista, Itambé, e o extremo oeste baiano. Já no extremo sul da Bahia, o alerta é de perigo, com chuvas entre 30 e 60 mm/h, incluindo cidades como Guaratinga, Porto seguro, Santa Cruz Cabrália, Itabela, Itamaraju, Teixeira de Freitas, invadindo o litoral sul do estado, e parte da região geográfica intermediária de Ilhéus e Itabuna.
As instruções do INMET devem ser seguidas à risca, e qualquer problema ou situação de emergência, além dos números da defesa civil e dos bombeiros, devem acionar os números referentes à sua cidade.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Nenhum comentário:
Postar um comentário