terça-feira, 15 de agosto de 2023

Apreensão no Sival Palmeira: “modus operandi” — plantar, colher, embalar e vender aqui

Uma diligência da Polícia Militar da Bahia, Guarra de Arquimedes, nesta manhã (15), resultou na queima de uma plantação de erva Cannabis, em uma área de matagal no bairro Sival Palmeira, em Itabuna.

As guarnições do CETO foram até a região entre os bairros Jorge Amado e Sinval Palmeira, conhecido como fazer parte do Comando Vermelho, próximo ao campo de futebol. Os policiais foi feito uma varredura mata adentro e ao escavar o perímetro encontraram todo esse material.

Em buscas, foi encontrado vários pés de maconha em um plantio ilegal em fase inicial, e estavam numa área de matagal, havendo cerca de quarenta mudas, além de embalagens e fertilizantes, que foram destruídas, no bairro Sinval Palmeira. Todo o plantio era realizado em embalagens, vasilhames e até uma caixa de geladeira.

Material destruído pela polícia foram: 30 mudas pequenas de maconha, 10 mudas médias de maconha, um pacote de fertilizante industrial, embalagens para condicionamento de drogas, um balde grande para acondicionamento das drogas, um buraco para a manutenção de armamento, e adubação das plantas.

A plantação foi destruída para que evitasse o aumento. O crime organizado se modifica a cada vez que há uma apreensão, o 'modus operandi' (forma de agir) é trocado e antes, a procedência era vinda de outra área, contudo, atualmente a tática é plantar, colher, embalar e vender aqui mesmo na cidade e região. 

Tráfico de Drogas

A batalha contra o tráfico de drogas na cidade, está chocando as autoridades pela opção escolhida dos traficantes, que antes 'importava' de outros locais, e no momento é preferível cultivar. A forma encontrada para fechar o cerco contra o tráfico de drogas, tem sido realizar mapeamento de área, análise criminal e buscas através de estudos com o setor de inteligência do comando.

O comandante da CETO do 15.º BPM, acredita que a estratégia utilizada pelos criminosos nos últimos meses, é surpreendente, com plantações da droga. Tenente Fábio Gomes, afirma em suas palavras como foi realizada toda operação.

“Atrelado a isso, dentro da estratégia operacional do nosso comandante, junto com a coordenação de planejamento operacional na Operação Garra de Arquimedes, visa o combate da criminalidade e o tráfico de drogas, apreensão de arma de fogo, veículos roubados.”

Segundo a Polícia, a plantação da erva, popularmente maconha, pertence ao mesmo grupo criminoso de uma apreensão realizada no Jorge Amado, semana passada (10). Onde, em um acampamento de área fechada, foi apreendido 82 quilos de maconha, clique no link abaixo para saber mais.

Suspeito morre em confronto com a PM no Jorge Amado; traficantes haviam montado uma espécie de “acampamento do crime”



Nenhum comentário:

Postar um comentário