segunda-feira, 28 de agosto de 2023

À luz do dia: bandido arromba quiosque no shopping de Itabuna e leva 32 celulares; prejuízos passam de R$ 80 mil

Um empresário foi vítima da ação de bandidos dentro do Shopping Jequitibá, em Itabuna. O homem teve seu quiosque invadido por um assaltante em plena luz do dia e sofreu um prejuízo de mais de R$ 80 mil.

Ao Blog Verdinho Itabuna, o empresário relatou que era por volta de 13h30 de domingo (27), quando ele chegou para abrir a loja e logo observou que a malha que cobre o quiosque estava levantada. Em seguida, percebeu que a porta de entrada havia sido arrombada. 

O criminoso também forçou as duas fechaduras das vitrines. Foram levados 32 aparelhos de telefone da Apple e Xiaomi. Só restaram apenas três aparelhos na loja. 

O bandido acabou deixando uma chave de fenda, usada para arrombar o estabelecimento.De acordo com a vítima, esta é a terceira vez que o local é assaltado e sempre aos domingos. Das outras duas vezes, os assaltos ocorreram próximo ao horário de fechamento. “Já não aguento mais. Dessa vez, passam de 80 mil reais os prejuízos. Ainda não consegui olhar tudo”, disse o empresário, que lamenta a clara fragilidade da segurança do shopping. 

“Eu estou dentro do shopping. Eu pago um aluguel bem caro pela segurança, entendeu¿ Eu abri uma loja no centro da cidade e acabei fechando justamente por conta de segurança. Então, eu abri no shopping, porque achei que seria mais seguro, porque tem fiscalização, é um ambiente fechado, mas as pessoas entram e fazem o que querem”, desabafa a vítima.


Imagens 

O empresário acionou a segurança do Jequitibá para comunicar o fato e prestou queixa no Plantão Central da Polícia Civil. Toda a ação foi filmada pelo sistema de monitoramento interno do shopping. 

O crime aconteceu por volta da 12h07. As imagens mostram o assaltante sentado em um banco, momentos antes do roubo. Depois, ele se levanta, passa por debaixo da malha e arromba a loja. As imagens deverão ser analisadas pela polícia, que já investiga o caso. 

Segundo o empresário, um perito ficou de ir ao local nesta segunda-feira (28), para fazer o exame digital.


Atualizada às 15:13

Pistas 

Ainda segundo o empresário, ele soube, por meio de um grupo de motoristas de aplicativo, sobre a ocorrência de uma corrida descrita como “estranha”, realizada na tarde de ontem (27). O motorista relatou que um casal pediu a corrida no ponto do Banco do Brasil, por volta das 12h40.

Segundo o motorista, a mulher sentou no banco da frente e o homem no banco de trás do veículo.  Logo em seguida, surgiu outro homem, que carregava uma sacola de uma loja de roupas cheia de aparelhos iPhones. 

O destino do trio seria Ilhéus. No entanto, quando o motorista de aplicativo chegou na Avenida Juracy Magalhães, achou estranho a atitude do grupo. Chegou, inclusive, a pensar que ia ser assaltado.

O motorista, então, parou o carro e desceu, informando para os passageiros suspeitos que não faria mais a corrida. Daí, o profissional atravessou a pista e ficou aguardando, até que o trio saísse do automóvel e tomasse rumo ignorado.

O que também chamou a atenção é que um dos passageiros vestia uma camiseta verde, detalhe que levou o empresário a acreditar que se tratava do mesmo suspeito que assaltou o seu quiosque. 

Amanda é o nome da pessoa que apareceu no aplicativo como solicitante do serviço. Mas os dados dela teriam desaparecido, porque a corrida não teria sido finalizada. Pelo menos três pessoas participaram do crime.