Antônio Olímpio Rehem da Silva, faleceu na noite desta quarta-feira, (26), por volta das 23:47. Ainda não se sabe a causa, segundo informações Antônio havia tomado uma queda. Ele já respirava com dificuldade. Tinha 91 anos, e deixa esposa Maria Amélia e filhos, Marcos Flávio e Luciano. O velório acontece na Maçonaria de Ilhéus, que fica na Avenida Itabuna, e o sepultamento será às 15h30 no Cemitério da Vitória, em Ilhéus.
Antônio Olímpio — ex prefeito de Ilhéus, foi advogado, professor, ex-deputado estadual, além de esposo, pai e cidadão ilheense, estas são outras de sua atribuições em vida. A família Rehen da Silva viveram nove décadas com lucidez ao lado da pessoa ímpar que ele foi.
Conhecido comumente como “AO”, ícone da política ilheense, de prefeito centenário da cidade, cuja gestão foi elogiada pelo historiador Arléo Barbosa, infelizmente deixará saudades. A maioria da população que se refere ao político, apesar da vida pública, o estadista foi uma figura típica de Ilhéus, e recordado pelo seu bom humor, as gozações, as piadas e a disposição para se misturar à cidade, como parte autêntica e intrínseca dela, corroboram essa certeza.
Muito além de política, é referência na área edil, jogava dominó na Colônia de Pesca do Pontal, da boa conversa, que pegava carona em frente à CEPLAC (no centro da cidade), às visitações as “bodegas” para tomar “curtinhas”.
Dos panfletos com piadas “cabeludas”, que fazia amigos comer pratos exóticos pensando serem peixes, que pulava a catraca da Academia Raiz quando não havia uma funcionária para recebê-lo, e desarmava críticos com tiradas fantásticas, a exemplo desta: “quem não tem vergonha é você que sempre votou e vai votar em mim”.
Viveu sua trajetória com leveza, alegria e muitas vezes de bermuda, acreditava que essa maneira irreverente e tranquila de tocar a vida o ajudou a completar as nove décadas e serve como exemplo de vida. Governou Ilhéus por dois mandatos, o primeiro deles ainda na década de 70, o último mandato foi no período de 1993 a 1996.
Enfim, o Blog Verdinho Itabuna se solidariza a dor dos familiares e filhos da terra ilheense, destacamos que candidato eleito e amado como este, jamais será visto nesta região.
Segue alguns relatos de amigos e conhecidos, abaixo:
“Um cidadão de Ilhéus. Homem probo, honesto e íntegro, família acima de tudo, gentil, educado e atencioso como todas as pessoas. Fez um bom governo em Ilhéus e foi o único prefeito a dispensar atenção e promover melhorias no Pontal e subjacências. A Placa onde está registrada a entrega e inauguração da Ladeira da Tapera está suja e quase ilegível, mas muito bem gravada na memória daqueles que antigos moradores agradecidos, porque os novos nem sabem que foi Dr. Antônio Olímpio, prefeito que a construiu e pavimentou.”
“Receba a nossa gratidão e o respeito que lhe devotamos e a toda sua digna família. Obrigado de coração. Não sou ilheense, mas sei reconhecer o valor daqueles que fizeram o bem a Ilhéus.”
“O senhor é um grande escritor e pescador, mas usando seu espírito único e irreverente de grande amigo.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário