Os microempreendedores têm até o dia 31 de maio para enviar a declaração de Imposto de Renda da pessoa jurídica. Além disso, também é necessário enviar a Declaração Anual de Faturamento (DASN) até a mesma data. Essas são obrigações distintas e obrigatórias para o MEI.
A seguir, estão os passos para fazer a declaração anual do MEI:
- Acesse o site do Simples Nacional.
- Informe o seu CNPJ.
- Marque o ano dos dados da declaração, que é 2022.
- Na tela, aparecerá automaticamente a palavra "Original" no quadro ao lado. Deixe os outros campos em branco e clique em "Continuar".
- Informe o valor da receita bruta total.
- Em seguida, preencha os campos específicos: "Receita de comércio e indústria" para atividades de comércio e indústria, e "Receita de prestação de serviços" para atividades de serviços.
- Se sua empresa vendeu produtos em 2022, informe o valor total no primeiro campo. Caso contrário, se apenas prestou serviços, coloque o valor zero.
- No segundo campo, insira o valor total dos serviços realizados em 2022. Se não hCaso contrário, se apenas prestou serviços, coloque o valor zero.
- No segundo campo, insira o valor total dos serviços realizados em 2022. Se não houve prestação de serviços, coloque zero.
- O campo "receita bruta total" será preenchido automaticamente com a soma dos valores anteriores.
- Na mesma tela, informe se sua empresa empregou alguém além de você no ano anterior.
- Na próxima página, o programa da DASN-Simei mostrará os pagamentos mensais de tributos realizados pelo MEI no ano anterior.
- Verifique as informações na página de resumo. Clique em "Transmitir" para enviar a declaração.
- É importante imprimir o recibo de entrega da declaração e guardá-lo por cinco anos. Na declaração do MEI, não há imposto a pagar nem a restituir.
Além disso, também é necessário enviar a Declaração Anual de Faturamento (DASN) até a mesma data. Essas são obrigações distintas e obrigatórias para o MEI. A seguir, estão os passos para fazer a declaração anual do MEI:
Nenhum comentário:
Postar um comentário