sexta-feira, 12 de maio de 2023

Jovem que desapareceu após pular em rio em Itabuna é localizado após 17 horas

Rafael Silva Cerqueira, de 23 anos, que estava desaparecido desde às 13:00 de quinta-feira (11), após se banhar nas águas do rio Cachoeira em Itabuna, foi encontrado na manhã desta sexta-feira (12) às 7:56. Seu corpo estava no mesmo local que havia mergulhado. Ele vestia uma bermuda azul e estava sem camisa.

Dois mergulhadores do Corpo de Bombeiros que vieram de outro município, foram quem localizaram e tiraram o corpo do jovem de dentro da água.

De acordo com familiares da vítima afogada, Rafael não sabia nadar. Os familiares do homem são moradores do bairro Fonseca em Itabuna.  Segundo informações de primos que estavam no local, Rafael estava morando há pouco tempo em Ilhéus, e logo depois conheceu uma garota no bairro Santa Clara em Itabuna, onde estava morando há cerca de uma semana.

O Capitão Nascimento relata, em entrevista à imprensa local e ao Blog Verdinho Itabuna, que as buscas iniciaram às 13 h da tarde de ontem, assim que a corporação foi acionada, e encerrando à procura às 18h; conforme informado em matéria anterior, o retorno deu-se ao amanhecer.  Ele ainda frisa como justificativa que "a pessoa humana só consegue se manter dentro do ambiente aquático de 4 à 5 minutos, se ele não for resgatado gera sequelas, indicando o óbito em si".  Confira vídeo abaixo:
Sobre o atendimento de urgência, ele explica que existe no 4º Grupamento de Bombeiros Militar de Itabuna, 90 militares que fazem o Pronto Atendimento, e quando é requerido uma especialidade maior, há o acionamento do 7º Grupamento de Bombeiros Militar da Bahia - onde 1°Subgrupamento (1SGBM) de Vitória da Conquista compareceu ao local solicitado.

Os mergulhadores trabalham com varredura de perímetro submerso, com ponto cego e sem visibilidade, sendo necessário uma referência de local da submersão. 

O corpo de Rafael foi removido do local pela equipe do Departamento de Polícia técnica com ajuda também dos agentes do Corpo de Bombeiros. Rafael deixou duas filhas de 5 e 2 anos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário