quinta-feira, 20 de abril de 2023

SSP cria Centro de Comando para combater ameaças de ataques a escolas nesta quinta


A Secretaria de Segurança Pública (SSP) montou um Centro Integrado de Comando e Controle para supervisionar especificamente a situação das escolas na Bahia. A ronda escolar foi reforçada, e o monitoramento de redes sociais, intensificado. As medidas foram adotadas por conta de um possível ataque coordenado às escolas, nesta quinta-feira (20). Desde o começo de abril, a pasta investigou 132 denúncias.

As informações de um possível ataque coordenado às escolas no dia 20 de abril está circulando nas redes sociais há pelo menos duas semanas. Desde então, episódios de estudantes apreendidos com bombas caseiras e armas brancas têm crescido no estado. Nesta quarta-feira (19), houve um caso em Sussuarana, em Salvador. Na semana passada, um estudante foi preso com uma faca em Fazenda Grande I.

O secretário da SSP, Marcelo Werner, afirmou que desde o começo de abril a ronda escolar foi reforçada, como parte da Operação Escola Segura, e que o Centro de Comando foi implantado, nesta quarta-feira, para monitorar a situação desses possíveis ataques coordenados na quinta-feira.

“Esses são os dias que entendemos como mais críticos, mas podemos estender o prazo de funcionamento. É o mesmo Centro de Comando que usamos nas grandes operações, a exemplo do carnaval, onde ficam no mesmo ambiente representantes de diversos órgãos, o que facilita o atendimento quando há uma ocorrência”, explicou.

A estrutura consegue abrigar representantes de 20 órgãos e instituições, como polícias Federal, Civil e Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Bombeiros Militares, entre outros. Desde o começo do mês, cerca de 30 adolescentes e dois adultos foram conduzidos até uma delegacia para prestar esclarecimentos sobre ataques em escolas. Os policiais apreenderam também 20 armas bancas e dois simulacros de armas de fogo. *Com informações do Correio 24h

Nenhum comentário:

Postar um comentário