Na tarde do último domingo (02), de forma intencional e cruel um indivíduo passou um carro por cima de um gato que estava deitado em uma calçada no bairro Sarinha Alcântara, localizado no município de Itabuna. A ação foi registrada por uma câmera de segurança.
Conforme o relato da cuidadora e voluntária da ONG Bicharada, Juliana, informou que esse crime foi registrado pela câmera de segurança que fica em sua residência e foi cometido por um casal que são seus vizinhos.
Na imagem, mostra uma gata sentada na calçada da porta do imóvel, quando o automóvel branco, passa por cima do animal de forma intencional.
Juliana que é tutora desse felino, contou que ouviu o miado de forma agonizante do gato, mas aparentemente ele não possuía nenhum ferimento externo. Foi nesse momento que ela resolveu verificar nas imagens da câmera de segurança e para a sua surpresa constatou o delito.
O gato foi encaminhado a uma clínica veterinária, onde seu estado de saúde é considerado grave.
A pena para este tipo de crime vai desde multa de um a 40 salários mínimos por animal, até a prisão em casos extremos. Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei n.º 9.605, com alteração da lei n.º 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.