A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na terça-feira, dia 28, a vacinação de pacientes de grupos prioritários de Itabuna contra o Covid-19 com o imunizante Pfizer Bivalente. O público-alvo são os internos de instituições de longa permanência (ILP) maiores de 70 anos, pessoas imunocomprometidas e das comunidades indígenas e quilombolas.
Mas, só podem ser imunizadas aquelas que receberam a última dose da vacina há pelo menos quatro meses, de acordo com a coordenadora interina da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Vanessa Ferreira. Ela informou ainda que a imunização acontecerá durante a semana por duas equipes de aplicadores que visitam esses locais.
As doses do imunizante para esse mesmo público-alvo também estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município. O atendimento é das 8 as 11 e das 14 às 16 horas.
Já a vacinação para crianças com idade a partir de seis meses a 11 anos é feita na própria Rede de Frio, na Unidade de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo SESP), entre as 14 e as 18 horas. As doses para o público infantil são do imunizante Pfizer Baby e Pediátrico.
É necessária a apresentação do RG, CPF, ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores.
Vanessa reforça a importância da vacinação que, além de fortalecer o sistema imunológico, estimula a produção de anticorpos que combatem a agentes infecciosos. Segundo ela, o imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e oferece proteção ainda maior contra as novas variantes, inclusive a Ômicron.
Ela destaca que a vacinação é a forma mais eficaz de frear a contaminação e o surgimento de novas variantes do coronavírus. “Apenas a imunização em massa protege a população, diminuindo o risco de contágio”, reforçou a coordenadora interina da Rede de Frio.
Por último, Vanessa Ferreira informou que há estoque suficiente de vacinas para atender a demanda. As vacinas são gratuitas e estão disponíveis para vários públicos, de acordo com o cronograma divulgado semanalmente pela Secretaria Municipal de Saúde, que segue as determinações do Ministério da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário