Moradores de ao menos três bairros do município de Uauá, que fica no norte da Bahia, denunciaram que estão sem água há quase um mês.
A situação acontece nos bairros da Vila do Gomes, Alto do Conselheiro e as Populares. Alguns moradores afirmam que precisaram comprar água para cozinhar, tomar banho e lavar louças.
As aulas na cidade também foram suspensas por causa da falta do serviço.
A falta de água ainda coincide com o calor que tem sido registrado no município, que tem população estimada em quase 24 mil pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Uauá vai ter temperaturas máximas entre 34 C° e 35 C° entre esta quinta-feira (9) e segunda (13).
Apesar dos relatos de que a falta de água já chega há quase um mês, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) afirmou que no dia 28 de fevereiro houve uma parada programada na distribuição da água bruta, que é de responsabilidade de uma mineradora da cidade.
Afirmou ainda que os reflexos dessa parada programada impactaram severamente o abastecimento de água na sede de Uauá, porque o sistema opera no limite da capacidade.
A Embasa informou também que trabalha para restabelecer a operação desse sistema, para minimizar os impactos desses problema. A solução definitiva, de acordo com a empresa, será feita com a conclusão do novo sistema, com captação do município de Canudos.
Essa obra, conforme a Embasa, foi subdivida em duas etapas para agilizar a execução. O prazo de conclusão não foi divulgado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário