O Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nesta sexta-feira (17), visando conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do sexo seguro, especialmente durante o Carnaval.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que a ação busca aliar a alegria e a folia típicas da festa popular com a proteção contra as ISTs , HIV e Aids.
Segundo o Ministério da Saúde, mais de 1,2 milhão de preservativos internos e mais de 33 milhões de preservativos externos foram distribuídos aos estados para retirada gratuita em unidades básicas de saúde.
O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é considerado o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs, do HIV/aids e das hepatites virais B e C. Além disso, o uso da camisinha também é recomendado para evitar a gravidez.
A ministra da Saúde também recomendou a completa vacinação contra a Covid-19 e ressaltou que a alegria do Carnaval deve ser celebrada com cuidado e proteção. Ela destacou que o controle das ISTs não ocorre apenas com o tratamento de quem busca ajuda nos serviços de saúde, mas também com a testagem e tratamento das parcerias sexuais e a orientação de profissionais de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário