Ministério Público Federal (MPF) na Bahia — Foto: Reprodução/Google Maps- Fonte G1
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou seis pessoas, entre elas servidores públicos, gestores e empresários, por fraudes em licitações e desvios de dinheiro, na cidade de Jitaúna, sudoeste da Bahia. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (25).
A denúncia foi feita à Justiça Federal. De acordo com o MPF, as investigações decorrem de um inquérito policial instaurado em março de 2021, referentes a licitações de 2017. A apuração do MPF apontou que as contratações diretas foram feitas de maneira irregular.
Além de procedimentos abertos e finalizados no mesmo dia, os suspeitos também fizeram e acataram cotações com preços idênticos feitos pelas mesmas empresas, e aditivos sem justificativa e fora do prazo, dentre outras irregularidades.
Em alguns casos, também havia dispensa de licitação sem o cumprimento de formalidades legais, frustração de procedimentos licitatórios e desvio de verbas públicas.
O MPF pediu a decretação de perda de cargo dos envolvidos, bem como que os denunciados fiquem impedidos do exercício de cargo ou função pública por pelo menos cinco anos. O órgão também pede reparação de R$ 289 mil pelo dano causado aos cofres públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário