quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Beco das Cores anuncia apoio a Bruno Monteiro para Secult BA

A Associação Beco das Cores - Educação, Cultura e Cidadania LGBT é uma organização sem fins lucrativos fundada em agosto de 2008, no Estado da Bahia. Atuamos desde então com um conjunto de iniciativas educacionais, a partir da formação de professores e do desenvolvimento de projetos em escolas da rede pública, assim como de universidades da Bahia. Também fomos parte do Comitê Estadual LGBT e das gestões dos Conselhos Estaduais de Juventude e LGBT, contribuindo decisivamente para os rumos da política LGBT e de Juventude da Bahia no último período. 

Além disso, nós temos em nossa composição professoras das artes plásticas, produtoras culturais, poetas, artistas transformistas e um conjunto de multiartistas, membros de outros coletivos culturais protagonizados por pessoas LGBT da Bahia. Educação, Cultura e Cidadania são três frentes de forte atuação da Beco desde a sua fundação. 

Nossa associação vem acompanhando o debate em torno da composição das Secretarias do Governo da Bahia. Vemos, com muito entusiasmo, pela primeira vez na história do nosso Estado, o nome de um produtor cultural LGBT ser ventilado ao primeiro escalão do governo da Bahia, a partir da indicação do Bruno Monteiro a Secretaria de Cultura do Estado.

Bruno é nascido em Porto Alegre e assim como nossa primeira Secretária de Promoção da Igualdade, a saudosa Luiza Bairros, escolheu a Bahia para ser o seu abrigo e a sua morada. Monteiro tem uma experiência na gestão pública que passou pela chefia de gabinete do Ministério dos Direitos Humanos na gestão da Ministra Maria do Rosário e pelo gabinete da Presidência da República no segundo mandato da Presidenta Dilma Rousseff.

Acreditamos ainda que o próximo gestor da Secult-BA precisará estar em um afinado alinhamento com o Ministério da Cultura. Os recursos das Leis Aldir Blanc II e Paulo Gustavo precisarão de muita capacidade técnica e política para serem executadas pelos municípios baianos e pela própria Secretaria. O alinhamento de Monteiro com o Secretário Executivo do MinC e Secretário Nacional de Cultura do PT, Marcio Santos, podem, portanto, contribuir e muito para uma gestão ainda mais eficiente da Bahia no uso desses recursos.

Por fim, mas não menos importante, acreditamos que Bruno Monteiro representa uma aposta na renovação geracional. Assim como vimos com entusiasmo a indicação de Felipe Freitas para a recriada Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, de Ângela Guimarães para a Secretaria de Promoção da Igualdade ou de Adolpho Loyola para a chefia de gabinete, também acreditamos que Bruno é uma aposta feita pelo Governador Jerônimo Rodrigues neste sentido.

Nós da Beco das Cores queremos um LGBT no primeiro escalão do Governo da Bahia e acreditamos que Bruno Monteiro tem capacidade técnica e política de assumir essa tarefa neste momento. Conte conosco, Bruno! Anuncia, Jerônimo! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário